APOIO AOS DOCENTES

A CCEAD oferece aos professores e unidades acadêmicas da PUC-Rio meios para a construção de práticas inovadoras a partir de diferentes estratégias e tecnologias educacionais digitais.

A CCEAD oferece aos professores e unidades acadêmicas da PUC-Rio meios para a construção de práticas inovadoras a partir de diferentes estratégias e tecnologias educacionais digitais.

No contexto contemporâneo , a prática pedagógica pede um novo olhar. Afinal, é possível acessar informações, criar, disseminar, colaborar e partilhar conteúdos através de redes online, ubíquas e (hiper) móveis. Em outras palavras, a geração de estudantes do século XXI está habituada a articular saberes que não se limitam ao ambiente universitário.

Dessa forma, as práticas pedagógicas devem ser reconfiguradas a fim de promover e motivar os estudantes, a partir da utilização de linguagem diferenciadas e estratégias de valorização de todos os processos de aprendizagem mediadas por tecnologias.

Estamos à disposição dos professores que desejam:

  • Novas formas de se relacionar com a informação em sua prática docente;
  • Incluir mídias digitais e novas metodologias no seu processo de ensino;
  • Fazer uso de um ambiente de aprendizagem que facilite a gestão das tarefas cotidianas da universidade, articulando atividades virtuais e presenciais.

O professor não precisa ter qualquer experiência prévia em tecnologias educacionais digitais, mas o desejo de fazer o uso criativo de recursos inovadores que contribuam para a melhoria dos resultados dos alunos e da própria Universidade.

Como parte do apoio ao docente a CCEAD promove seminários e oficinas.

SEMINÁRIOS

Seminário interno para professores e coordenadores de cursos de graduação com o objetivo de compartilhar experiências da prática docente na Educação Superior, refletindo sobre ações pedagógicas na graduação. O evento é semestral com duração de duas horas, aberto a todos os professores da universidade.

OFICINAS

Espaço para disseminação, compartilhamento e transformação de práticas e métodos para aprendizagem ativa. As temáticas serão oferecidas à comunidade docente periodicamente. As oficinas pedagógicas terão a duração de duas horas e serão oferecidas a grupos de até 20 professores mediante inscrição.