Vídeo 1
Vídeo 2
RESUMO
- Os cargos de início de carreira encontram-se na base do Y.
- Um braço do Y possui os cargos de gestão, o outro possui os cargos técnicos (um braço não é mais importante que o outro!).
- Para cada cargo de gestão haverá sempre um ou mais cargos de nível técnico correspondente com a mesma relevância.
- O conjunto dos cargos é chamado de CARGOS AMPLOS.
- O que distingue os cargos amplos é a atividade desempenhada por cada profissional.
- Para cada um desses cargos há uma letra correspondente ao grupo ao qual pertencem e que estão relacionadas às faixas salariais.
- Cada profissional recebe o seu salário de acordo com a faixa em que o seu cargo está. Esse modelo de grupos e salários já existia no plano atual e foi replicado para o novo modelo.
- As faixas salariais continuarão seguindo a lógica atualmente adotada, o que faz com que não ocorram mudanças nos salários.
- A Estrutura de Carreira em Y permite que o funcionário consiga perceber quais são as possibilidades de crescimento na carreira, dentro da PUC-Rio.
Vídeo 3
RESUMO
Vale ressaltar que o trabalho de atualização do Plano de Cargos e Carreiras passou por várias etapas. Uma delas, de extrema importância, tomou por base a estrutura organizacional da Instituição, mais especificamente quais eram as atividades técnico-administrativas desenvolvidas na PUC-Rio. Por isso, a atuação da comissão dos funcionários que participou da elaboração do novo plano foi fundamental na construção da ideia final do modelo. Houve uma série de encontros e estudos, até que os Eixos de Atuação e seus respectivos processos fossem determinados.
Ao todo, são 3 Eixos de Atuação. Eles são fundamentais para a composição da nomenclatura final dos novos cargos:
Onde estão alocadas basicamente as atividades ligadas aos profissionais que atuam na interlocução direta entre as áreas docente e discente.
- Biblioteca
- Educação Direcionada
- Tecnologia
É composto por todas as funções diretamente atreladas ao funcionamento da máquina administrativa da Instituição.
- Comunicação
- Educação Física
- Enfermagem
- Finanças
- Jurídico
- Medicina
- Nutrição
- Odontologia
- Pastoral | Religioso Planejamento e Organização Psicologia
- Recursos Humanos Segurança do Trabalho Serviço Social
- Sistemas de Informações
Onde estão os processos que garantem a manutenção e segurança dos recursos da PUC-Rio.
- Ascensoria
- Manutenção
- Parqueamento
- Patrimonial
- Serviços Gerais
- Telefonia
- Transporte
Vídeo 4
RESUMO
Cada cargo é estruturado por uma Missão, Atribuições Essenciais, Requisitos e Competências exigidas.
A Missão explica qual o propósito do cargo na Instituição. Qual a sua importância e abrangência. Independentemente do nível que a pessoa ocupa no cargo, a Missão será sempre a mesma. Por exemplo, para o cargo de Auxiliar, temos os níveis I, II e III; a Missão será a mesma para cada um desses níveis.
As Atribuições essenciais são as atividades que se esperam de um determinado cargo. Elas são o resultado de um levantamento interno, específico da PUC-Rio.
Os Requisitos definem o mínimo que o profissional precisa possuir em nível de experiência ou formação para o exercício de um determinado cargo. Usando o exemplo do cargo de Auxiliar, o que vai diferenciar o profissional que ocupa o nível I dos outros níveis são os Requisitos.
As Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas de um profissional. Para cada competência há um conceito e indicadores. O mapeamento das competências necessárias nos cargos da Instituição também já foi feito para o novo plano da PUC Rio.
ATENÇÃO
É importante observar que o fato de um profissional possuir requisitos, competências e estar apto a exercer um cargo superior NÃO o levará automaticamente a uma promoção. Há outros fatores que influenciam essa decisão na Instituição.
RESUMO
A partir da análise da função da pessoa, é necessário primeiro localizá-la no cargo amplo para, em seguida, verificar em qual Eixo e Processo se enquadra. Apesar de extenso, o nome do cargo trará uma identidade ao funcionário, de modo que ele consiga se identificar com a nomenclatura do cargo na nova organização.
Vimos no vídeo desse bloco que o cargo atual de Secretário Pleno passará a ser chamado de ANALISTA I – SUPORTE INSTITUCIONAL – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO.
- Para ver todas as variáveis desse exemplo, clique aqui.
- Para ver as Competências do novo cargo Analista I – Suporte Institucional – Planejamento e Controle, clique aqui.
- Para ver todas as variáveis de dois outros exemplos (Ascensorista e Técnico de Laboratório de Pesquisa), clique aqui.
Conclusão
A implantação do novo Plano de Cargos e Carreiras será efetuada após a visita a todas as unidades e departamentos da instituição para que a transposição dos cargos atuais para os cargos propostos seja validada. Depois que as unidades forem visitadas será encaminhado um comunicado para todos os funcionários informando a data da alteração e efetivação do novo plano.
Dúvidas?
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do protocolo eletrônico (assunto: “Novo Plano de Cargos” / motivo: “Dúvidas”) ou da lista de perguntas mais frequentes.
Perguntas mais frequentes
O fato de ter concluído uma formação acadêmica não significa que será promovido. O cargo superior ao que ocupa pode não requerer essa formação e o departamento/unidade pode não necessitar de um profissional exercendo funções de outro nível. Além disso, para que se processe uma promoção é preciso que se tenha disponibilidade.
Deve ser colocado o cargo que consta em sua carteira de trabalho e explicitar a função e atividades desempenhadas.
Para que ocorra a promoção, primeiro tem que existir a vaga disponível, seja por substituição ou por necessidade de sua criação. Vale lembrar que há também a necessidade de se avaliar a disponibilidade orçamentária do departamento.
As alterações dos novos cargos serão feitas automaticamente pela Gerência de Recursos Humanos (GRH)?
A GRH irá agendar reuniões com os diretores dos departamentos e unidades para realizar a análise da situação funcional atual dos funcionários e, dessa forma, fazer a transposição para os novos cargos (de – cargo atual /para – cargo do novo plano).
Não temos ainda uma data definida. A implantação ocorrerá ainda no ano de 2017 mas depois de ser validado com todos os departamentos.
Os requisitos e as competências previamente mapeados.
Os cargos são baseados nas funções desempenhadas. Eixo de atuação e processos estão atrelados a atividade. Em um mesmo departamento podemos encontrar funcionários desempenhando funções bastante diferentes, podendo estar em processos e Eixos de Atuação distintos.
Os Diretores dos departamentos acadêmicos são professores que ocupam uma função gratificada por um período determinado. O cargo de Diretor explicitado no plano em questão refere-se às funções desempenhadas nas unidades de apoio da Instituição, que são ocupados por funcionários técnico-administrativos.