USOS E RECURSOS DO MOODLE PARA INICIANTES
por Gianna Roque
Nos dias 18 e 19 de outubro de 2017 ocorreu, na PUC-Rio, o 15º MoodleMoot Brasil, evento dedicado aos usuários, desenvolvedores e administradores do ambiente de aprendizagem on-line adotado por essa instituição. Esse evento, também realizado em vários países do mundo, tem como objetivo a troca de experiências entre os participantes, que se dá por meio de palestras, mesas redondas e minicursos. Nesses momentos são tratados tanto assuntos de cunho técnico como experiências de uso pedagógico do ambiente Moodle por professores e alunos, sendo sempre encontros ricos para a renovação de ideias e de formas de atuação de professores.
A participação da equipe da CCEAD em eventos científicos nas áreas de educação a distância e informática é uma prática incentivada e desejada, pois contribui significativamente para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos, tanto em termos técnicos como educacionais.
Para esse evento, especificamente, Ana Luiza Portes, Ciléia Fioroti, Gleilcelene Brito e eu, Gianna Roque, elaboramos e ministramos o minicurso Usos e Recursos do Moodle para Iniciantes. A ideia desse minicurso nasceu do trabalho que vimos realizando há alguns anos na capacitação dos professores da PUC-Rio para o uso do ambiente de aprendizagem on-line, assim como o apoio aos alunos e aos próprios professores na elucidação de dúvidas e na configuração apropriada do ambiente.
Em pesquisa realizada recentemente pela equipe de Avaliação e Acompanhamento sobre o uso que os professores fazem do Moodle, percebemos que em torno de 60% o utilizam apenas para a disponibilização de materiais didáticos. Os demais recursos oferecidos pela plataforma que promoveriam uma interação maior entre professores e alunos – e uma mudança da prática pedagógica – são pouco explorados. No nosso entendimento, apenas disponibilizar conteúdo para os alunos pelo ambiente não é suficiente para gerar uma mudança disruptiva no modelo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas presenciais. Sabemos que isso acontece porque a maioria dos professores não sabe exatamente a forma na qual os recursos do ambiente podem ser úteis na elaboração de diferentes situações didáticas.
O minicurso ministrado foi elaborado com o objetivo de auxiliar os professores a compreenderem as principais funcionalidades do Moodle, para que pudessem utilizá-lo em suas aulas e cursos. Acreditamos que, conhecendo os recursos do ambiente, novas ideias e práticas de ensino-aprendizagem podem ser exploradas, contribuindo para uma melhora nos processos educativos daqueles que fazem uso do ambiente.
No minicurso foram apresentados: processo de criação de disciplinas e alocação de professores e alunos; disponibilização de conteúdo no ambiente; acompanhamento de notas e relatório de participação de alunos; importação de dados de disciplinas de períodos anteriores; dicas de organização do ambiente; instrumentos de avaliação do curso; ferramentas de comunicação e colaboração; recursos que promovem a realização de atividades pelos alunos.
Mas como apresentar esse conteúdo de uma forma mais didática para que professores que nunca utilizaram o ambiente pudessem realizar o minicurso sem dificuldades? Resolvemos explicar, para cada um dos recursos disponíveis no ambiente: o que são, para que servem e exemplificar seu uso a partir de experiências reais já vivenciadas por outros professores da PUC-Rio. Dessa forma, vamos além do ensino de habilidades básicas do software, pois a ideia é a de melhorar a forma de utilização das ferramentas e recursos a fim de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, além de possibilitar a avaliação dos caminhos que já estão sendo percorridos, buscando sempre aprimorá-los.
Para tornar ainda mais claro nossos objetivos, agrupamos os recursos por sua funcionalidade e características principais, ou seja, recursos que: privilegiam o trabalho colaborativo; favorecem a comunicação; promovem atividades mais direcionadas; ou auxiliam na avaliação do curso. Essa divisão auxilia a rápida identificação do benefício que aquele determinado recurso pode oferecer e ajuda o professor a tomar decisões para tornarem as atividades do seu curso ou disciplina mais diversificadas.
O evento MoodleMoot terminou e o minicurso saiu do ar, mas elaboramos um curso livre e gratuito chamado Ambiente de Aprendizagem On-line: Usos e Recursos, que continua disponível para toda a comunidade PUC-Rio.
Aguardamos a sua inscrição e participação!