Vivemos numa sociedade globalizada, marcada por injustiças sociais e graves problemas ambientais, o que torna tão importante desenvolver um pensamento crítico diante dessas questões. As disciplinas de Cultura Religiosa (CRE), Coordenação ligada ao Departamento de Teologia, são desenvolvidas em quatro etapas obrigatórias a todos os alunos de todas as áreas do conhecimento: O Humano e o Fenômeno Religioso; optativas de Cristianismo; Ética Cristã; e Ética Socioambiental e Direitos Humanos.  Fundamentadas numa visão integral do ser humano, essas disciplinas visam desenvolver um conhecimento sobre valores e critérios que permitam um posicionamento diante dos desafios contemporâneos. O objetivo é estimular nos alunos um compromisso com a construção de relações sociais e planetárias mais justas e solidárias.

Dessas quatro disciplinas, apenas “O Humano e o Fenômeno Religioso” vinha sendo oferecida na modalidade a distância. A ideia de incluir “Ética Cristã” neste processo já vinha sendo gestada há algum tempo e, finalmente, teve a sua versão on-line implementada neste primeiro semestre de 2019.

Para tirar a ideia do papel houve uma enquete entre os professores do Departamento, a fim de saber quem gostaria de colaborar elaborando os textos das aulas ou atuando como professor, e que resultou na definição da equipe de conteudistas, composta pelos professores Eva Aparecida Rezende, que é também supervisora de duas matérias de ética religiosa, Claudio Jacinto e a Irmã Barbara Pataro Bucker. “Evidentemente, houve critérios nesta escolha”, explica Eva Rezende. Era preciso que o docente tivesse formação em Teologia, já ministrasse aulas há algum tempo, tivesse experiência em sala de aula com esse conteúdo e disponibilidade, pois há muitos professores interessados, mas que não têm tempo. Assim, ficou definido que alguns professores seriam responsáveis por ministrar as aulas on-line, enquanto eles três estariam incumbidos de elaborar os conteúdos e acompanhar o desenvolvimento da produção das aulas.

O conteúdo programático da disciplina foi montado em conjunto pelo trio de professores, que decidiu separá-lo em quatro eixos, com um total de 15 aulas divididas entre a Introdução, Ética na Dimensão Antropológica, Ética na Dimensão Social e, por fim, Ética Cristã.  A professora Eva explicou que o conteúdo foi estruturado de forma a partir do conceito global do que é ética, apresentando diferenciações. Em seguida o foco é a ética da pessoa, sobre o primeiro olhar que nós temos para nós mesmos, as coisas que gostamos e valorizamos, nossos códigos de valores. O terceiro eixo trata da ética na relação com o outro, afinal sozinhos não somos ninguém, então o conteúdo vai abordar a ética na sociedade, a cidadania, o coletivo, a inserção dos sujeitos nos grupos sociais e de que maneira isso interfere na sociedade e o que a sociedade faz interfere na minha formação ou deformação ética. Por fim, fechando a disciplina com chave de ouro, é abordada a ética de Jesus Cristo, que foi, eticamente, quem teve uma postura indiscutível.

A divisão de quem iria elaborar cada uma dessas aulas também se deu em conjunto, tendo sido os conteúdos das aulas desmembrados igualmente entre os três.   Encarada como um desafio não só pelo novo formato com que iriam trabalhar, mas também pelo pouco tempo que teriam para produzir o material, a elaboração dos textos despertou no trio muita determinação e comprometimento. “O trabalho bom é o trabalho realizado”, comemorou o professor Claudio, complementando que “a questão do desafio de atender prazos e escrever textos com qualidade está no pacote de uma competência própria da universidade”.

Mas… e o olho no olho?

Durante as etapas de elaboração e produção das aulas, era perceptível uma preocupação unânime da equipe sobre como se daria a relação entre professores e alunos sem o natural “olho no olho” com que estão acostumados no dia a dia das aulas presenciais. “Sou a mais antiga nesse curso, fiz um processo como professora na relação com os alunos e vou passar isso para o curso on-line”, frisou Ir. Irmã Bárbara. Todos demonstraram comprometimento e dedicação para conseguir transpor a disciplina do presencial para o EAD de modo a manter o mesmo foco das aulas presenciais. Afinal, são futuros profissionais das diversas áreas de conhecimento em formação que precisam ser capazes de se posicionar diante dos desafios contemporâneos que envolvem a relação entre religiões, ética e culturas, sempre de forma sensível, crítica e transformadora.

À medida que a equipe de professores começou a entregar os conteúdos e a acompanhar de perto a produção dos vídeos, observando as aulas serem transformadas e ganharem corpo no formato on-line no ambiente de aprendizagem, essa apreensão foi se esvaecendo.  Ao longo da elaboração dos conteúdos, a professora Eva também mostrava apreensão, afirmando que “o maior desafio seria transpor a paixão que existe no contato direto com o aluno nas aulas presenciais para a EAD”. Era grande, também, a preocupação sobre como seria a receptividade dos alunos. “É interessante que depois do curso estar pronto, ele ainda não está pronto, pois há uma consciência de que é um trabalho conjunto que, depois de finalizado, receberá o retorno dos alunos e dos professores. Ou seja, temos um produto ainda bruto que precisará ser lapidado nos próximos semestres”, pontuou o professor Claudio.

As aulas ficaram mais dinâmicas e os vídeos cumprem o papel de aproximar a turma dos professores, naturalizando o “olho no olho” com que estão acostumados. A utilização de outros diversos recursos de mídia ajuda a contextualizar os temas estudados e provocam maior interatividade.  Essa nova representação aplicada ao conteúdo da disciplina resultou em um retorno positivo imediato dos alunos junto aos professores, de modo informal, já nas primeiras aulas do semestre.

Sinal de que o caminho de dedicação e comprometimento adotado por todos os envolvidos no processo deu certo.