A PUC-Rio está ampliando o oferecimento de cursos de extensão a distância, sob a administração da Coordenação Central de Extensão (CCE) | Educação Continuada. Os cursos são oferecidos via CCE utilizando o Ambiente de Aprendizagem On-line da PUC-Rio. A Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) apoia e acompanha os professores e alunos nas questões técnicas através do sistema de atendimento on-line e realiza a capacitação dos professores, a fim de que possam ter uma autonomia no ambiente de aprendizagem.

Há cursos em áreas diversas. Em Administração/Sustentabilidade e Meio Ambiente, por exemplo, o destaque fica a cargo do curso “Negócios de Impacto Socioambiental (NIS)”, que visa apresentar as diferentes maneiras de unir o lucro à promoção de impactos sociais e ambientais positivos. Além disso, o programa das aulas traz diferentes práticas adotadas por empresas no que se refere às relações com funcionários, ao meio-ambiente e à comunidade no entorno. A ideia é contribuir para uma maior compreensão sobre o ecossistema de impacto no Brasil. A coordenação do curso é feita pela consultora de negócios de impacto para organizações como o Instituto Gênesis e Multiplicadora B, a professora Beatriz Figueiredo Velho, e pela professora e pesquisadora da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) do IAG PUC-Rio, Ruth Espínola Soriano de Mello, que recebeu o prêmio ODS 2019 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), dado anualmente pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, pela melhor prática acadêmica com a disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais.

Para o público da área de Educação, Artes, Saúde e/ou interessados pelo processo de desenvolvimento infantil e adolescente, são oferecidos dois cursos: “Formação em Arte-Educação (FORMAe)” e “Infância, Cultura, Educação e Estética”. O curso “FORMAe” visa ampliar o olhar, fortalecer identidades e o potencial cognitivo através da arte. A presença da arte no processo educacional pode estimular o exercício da investigação e levar a descobertas. Ministrado pelo artista plástico e educador Helio Rodrigues, as aulas são norteadas por Práticas Reflexivas preparadas por ele, que há muitos anos pesquisa e trabalha com o tema.

Já o curso “Infância, Cultura, Educação e Estética” é direcionado principalmente a professores, profissionais que trabalham com ações educativas em museus e centros culturais e estudantes de Pedagogia. As aulas buscam refletir de que maneira as experiências estéticas desenvolvidas na escola e em instituições culturais perpassam a relação das crianças com o mundo.  O Programa do curso possui três módulos e foi estruturado pela professora do Departamento de Educação da PUC-Rio e também coordenadora do Curso de Graduação e do Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade, Cristina Carvalho. A ideia é apresentar e aproximar conceitos de cultura e estética na perspectiva da educação e da infância, assim como pensar a relação entre a formação cultural e a prática do educador neste contexto.

Programa a distância sobre Ferramentas de Gestão

Diante da complexidade do mundo globalizado no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial, na qual se desenvolvem rapidamente a robótica, a inteligência artificial e a tecnologia, um relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial da ONU, em 2015, indica que as habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações do futuro deverão mudar e que os profissionais modernos precisarão desenvolver 10 novas aptidões para terem sucesso no trabalho.  Pensamento crítico, criatividade, flexibilidade cognitiva e inteligência emocional são algumas dessas habilidades.

Para acompanhar a velocidade dessas mudanças, as organizações precisam ser ágeis. É necessário que adotem táticas para torná-las competitivas e que desenvolvam estratégias de controle gerencial.  Assim, estão cientes de que este será o percurso a ser trilhado pelo profissional moderno. O Programa sobre Ferramentas de Gestão compreende um total de nove cursos dedicados, exatamente, à aquisição dos conceitos que envolvem controle gerencial com novas abordagens na gestão estratégica: Controle Gerencial; Gestão do Projeto de Mudança Organizacional; Gestão do Tempo; Gestão e Aperfeiçoamento de Processos; Liderança e Trabalho em Equipe; Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Modelos Mentais e o Processo Decisório; O Desdobramento do Plano de Metas e O Processo da Estratégia.

Todos os módulos do Programa são realizados no ambiente de aprendizagem on-line da PUC-Rio e podem ser feitos de modo independente, isto é, não são sequenciais e não possuem pré-requisitos. A coordenação dos cursos é feita pelo Professor Jose Roberto de Souza Blaschek, Doutor em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ.

Massive On-line Open Courses – MOOCs

Além dos cursos de extensão, a CCEAD também oferece o MOOC – Planejamento e Design Didático para Cursos na Web.  Os MOOCs (Massive On-line Open Courses) são cursos on-line abertos, gratuitos e massivos, dirigidos a um grande número de alunos.  Este curso, também realizado no ambiente de aprendizagem on-line da PUC-Rio, tem como público-alvo professores, educadores, pessoas que desejam iniciar ações na área de Educação a Distância, designers, gestores escolares e outros interessados no tema. Os módulos abordam conceitos sobre educação a distância baseada na web, design didático e teorias da aprendizagem e planejamento e produção de roteiros para cursos on-line.

A PUC-Rio emite certificados de participação para todos os cursos. No caso específico do MOOC, os alunos que desejarem obter a Certificação precisam, ao final do curso, se cadastrar e realizar uma avaliação.