PROMOVENDO ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS
Por Gianna Roque

Recentemente, tive acesso ao canal do Youtube da Vice-Reitoria de Ensino e Aprendizagem (VPTL) de Stanford. Lá são disponibilizados diversos vídeos de entrevistas com professores da instituição, falando sobre seus projetos e suas parcerias.   Essa Vice-Reitoria existe para apoiar professores, alunos de graduação e pós-graduação, departamentos e toda a comunidade acadêmica da instituição no avanço das chamadas experiências educacionais. Seus objetivos são vários, entre eles: garantir a qualidade de tais experiências educacionais para todos os alunos; apoiar a integração de práticas como a avaliação e o feedback contínuos, de forma a melhorar os resultados da aprendizagem; e fornecer plataformas, infraestrutura, tecnologias, espaços de aprendizagem e políticas que promovam o envolvimento de todos os alunos, inclusive aqueles remotos. Para seus idealizadores, conexões fortes e relacionamentos estreitos são as bases para a construção de parcerias bem-sucedidas e duradouras com professores e alunos.

Um dos vídeos acessíveis nesse canal do Youtube discorreu sobre um dos eventos realizados, no qual professores interessados de toda a universidade se reuniram para compartilharem ideias sobre quinze diferentes projetos efetivados no último ano com o apoio dessa vice-reitoria. O evento tinha como objetivo promover a prática de ensino e aprendizagem em Stanford. O que me chamou atenção nos depoimentos dos professores que participaram desse encontro foi o benefício que o intercâmbio e a troca de experiências promovida pela VPTL acarretou para eles. Professores com projetos semelhantes puderam conhecer e compartilhar práticas e resultados. O intuito foi estimular a diversidade de pensamentos com foco em soluções inovadoras para problemas comuns.

A PUC-Rio não possui uma vice-reitoria de Ensino e Aprendizagem, porém, iniciativas que visam o compartilhamento de práticas de ensino entre os professores já vêm sendo realizadas. Tais iniciativas fazem parte das ações da recém-criada Rede de Apoio ao Docente (RAD). Entre elas, cito as Oficinas Didáticas em Tecnologias Digitais. Nesse ano já foram realizadas duas, uma sobre metodologias ativas e a outra sobre gamificação. Desde a realização da primeira ficou evidente o desejo e a alegria dos professores em trocar experiências e compartilhar seus projetos. A ideia é, a cada nova Oficina, convidar docentes que já utilizam tecnologias em suas práticas pedagógicas no nosso campus, ou até em outros lugares, para apresentarem aos professores de diferentes áreas de conhecimento, disciplinas e departamentos da PUC-Rio, suas experiências e os resultados alcançados com seus alunos.

O formato das Oficinas vem sendo aprimorado a cada edição, a partir dos feedbacks que estamos recebendo. Isso é importante, pois como é um espaço para atender aos professores, sua participação na construção dessa ideia é fundamental. O objetivo inicial, no entanto, permanece inalterado, ou seja, um espaço para disseminação, compartilhamento, transformação de práticas e métodos para aprendizagem ativa e, sobretudo, um espaço de muitas experimentações. Sim, porque, como são Oficinas, há o momento da “mão na massa”. A expectativa é que os professores saiam dos encontros com novos olhares e ideias que possam colocar em prática em suas aulas.

Todo material utilizado e apresentado nas Oficinas fica disponível não só para quem participou, mas também para toda a comunidade, no Ambiente de Aprendizagem On-line da PUC-Rio. O intuito é criar um espaço de compartilhamento de práticas entre professores, fortalecendo vínculos e estimulando a troca entre pares!