Ele surgiu há nove anos e fez um enorme sucesso entre os alunos da PUC-Rio, mas, devido à idade, tornou-se um pouco antiquado. Para ficar com “cara de moço” novamente, foi parcialmente reformulado e ganhou novo formato. Estamos falando de “Introdução à Filosofia a distância”, a primeira disciplina totalmente a distância da PUC-Rio, oferecida desde 2009 a todos os alunos de graduação da universidade.

Como a legislação brasileira permite que até 20% da carga horária total de um curso presencial seja oferecida na modalidade a distância, esta disciplina é uma opção para os que não desejam ou não podem frequentar as aulas na modalidade presencial.

A matéria é de quatro créditos, com carga horária de 60 horas, obrigatória a todos os alunos da universidade, independentemente do curso ao qual esteja matriculado.

Há dois momentos presenciais: a aula inaugural e a prova final. A aula inaugural é realizada no início do semestre para todos os alunos, porém a participação não é obrigatória. Nesse encontro, os professores e o coordenador da disciplina explicam a metodologia, os conteúdos abordados e o processo de avaliação, e os coordenadores da equipe de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD apresentam o ambiente de aprendizagem on-line, no qual os conteúdos são disponibilizados e o espaço em que há interação entre professor e aluno.

A disciplina é estruturada em duas etapas: a parte introdutória e a parte dos módulos específicos. A primeira compreende as cinco primeiras semanas com a apresentação de noções centrais da filosofia. A segunda parte compreende oito aulas e consiste do estudo das principais noções pertencentes a um tópico especial da filosofia, que o aluno pôde escolher dentre os quatro oferecidos: Ciência, Técnica e Natureza; Ética e Política; Estética e Linguagem.

Em março deste ano, os estudantes matriculados na matéria descobriram que ela realmente está com uma roupagem nova. Como explica o professor Edgar Lyra, Coordenador de Graduação do Departamento de Filosofia e um dos responsáveis pela renovação do curso, “há novidades visuais, muitas imagens, soluções gráficas diversificadas e objetos educacionais diferentes, como áudio e vídeo; tudo isso sem abrir mão do texto, com conteúdo que não é trivial, mas não pretende ser complexo demais ou pouco claro”.

A reformulação do curso aconteceu porque os alunos já estavam bastante familiarizados com o material existente e os professores se queixavam da necessidade de se criar algo novo. Até a proposição de tarefas e os processo de avaliação estavam desgastados.

Após algumas reuniões com a equipe da CCEAD, ficou decidido reestruturar a parte introdutória do curso, ou seja, as cinco primeiras aulas que contém as noções centrais da filosofia.

O professor Edgar Lyra diz que a proposta inicial era envolver o maior número possível de docentes no projeto, mas, isto não foi possível: “Gostaríamos que vários professores participassem da produção do novo conteúdo, mas percebemos que seria inviável, então, tentamos um meio termo. Realizamos reuniões, ouvimos ideias, discutimos propostas, porém, o trabalho de criação, efetivamente, foi feito com poucos professores”.

Edgar Lyra, Marcela Oliveira e Remo Mannarino foram os docentes responsáveis por elaborar os textos do curso e a equipe da CCEAD assumiu a tarefa de dar soluções didáticas e gráficas ao conteúdo produzido.

“Fornecemos suporte aos professores, que inclui auxílio no planejamento, design didático e gráfico, elaboração e processamento de mídias, animações, programação, além de assistência na criação de roteiros pedagógicos e edição de textos. Oferecemos ainda suporte técnico, cadastro e matrícula dos alunos no ambiente de aprendizagem on-line e acompanhamento aos alunos e professores durante todo o semestre”, explica Ciléia Fioroti, da Coordenação de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD.

Para a professora Marcela Oliveira, esta nova forma de produção de conhecimento foi bastante enriquecedora:

“Este trabalho foi muito legal porque descobri ser possível estudar Filosofia de diferentes maneiras e entendi como usar os vários recursos tecnológicos. Estava acostumada a criar conteúdo através da escrita e o curso a distância me fez enxergar novos caminhos. É importante dizer que não tornamos as coisas mais fáceis, o conteúdo do curso é bem denso, apenas o formato que é novo. Nas reuniões, surgiu a ideia de criar, na primeira aula, sobre o Thauma, uma estrutura em que percorrêssemos a Filosofia desde os Antigos até o Moderno. Decidimos, então, seguir este mesmo modelo em todas as aulas introdutórias e o resultado ficou muito interessante, pois conseguimos dar uma amplitude ao tema sem que ficasse superficial. É claro que as aulas poderiam ter sido feitas de mil outras maneiras, poderíamos abordar outras questões, discutir as ideias de outros filósofos, mas tivemos que fazer escolhas e espero que os professores gostem de trabalhar com o material que produzimos. Espero também que os alunos gostem do que preparamos”.

Assim como Marcela, Edgar também está otimista em relação à recepção de alunos e professores: “Esperamos que o resultado atenda professores, alunos e monitores. Fizemos o melhor que se podia fazer, mas quem vai dizer se está bom é o nosso público e, para ter respostas, faremos uma avaliação no final do semestre. Assim, teremos um feedback do nosso trabalho e poderemos fazer os ajustes necessários para os semestres seguintes”, diz Edgar.

OPINIÃO DOS ALUNOS

A reação dos alunos em relação à disciplinas a distância é bastante variada. O curso de Filosofia faz sucesso, mas as opiniões variam bastante. Veja aqui alguns comentários de alunos que participaram do curso em semestre anteriores. Os comentários foram postados anonimamente no ambiente virtual, portanto, os nomes não são apresentados.

    • • A modalidade a distância é muito boa pois é uma ótima forma de aprendizado, sendo muito melhor do que a forma presencial.
    • • Não dá para exigir participação em um curso on-line. Na aula presencial, isso não seria co-brado. E quantidade não é qualidade com relação às participações. Ainda prefiro a aula presencial.
    • • O professor foi ótimo. Muito atencioso com os alunos. Sem exceder na cobrança, buscando o interesse dos alunos com debates interessantes.
    • • O curso é bem elaborado, com conteúdo visual e didático primorosos. Há, entretanto, mui-tos detalhes, principalmente na segunda parte, que são ótimos, mas para serem dados nas respectivas disciplinas e não num curso de Introdução à Filosofia.
    • • A liberdade para realizar os trabalhos e desenvolver os estudos sobre a matéria são extremamente mais estimulantes do que em uma aula convencional.
    • • A participação e o estímulo do professor são fundamentais. O professor respondeu praticamente todas as mensagens do fórum, sempre esclarecendo as dúvidas, questionando, desenvolvendo e estimulando as discussões.
    • • Um aluno que busca fazer uma matéria a distância tem, como pano de fundo, uma rotina carregada e busca uma experiência onde o ensino seja objetivo e facilitado, o que definitivamente não é o oferecido pelo curso de Introdução a Filosofia a distância.
    • • Achei bem interessante a maneira como foi dada a disciplina e a escolha dos textos contribuiu muito para isso. Só acho que deveria ter uma aula presencial antes da G2.
      • • Particularmente não me adaptei ao curso on-line. Gosto do contato com o professor e com a turma, acho que as discussões ficam mais interessantes e dinâmicas. Mas, de forma geral, o curso, o conteúdo e os professores na modalidade a distância foram bons.
      • Todo o processo foi tão perfeito que eu vou sentir muita falta dos textos, dos professores, dos monitores, do fórum. Não abrir mais a página de filosofia para ver as novidades será muito triste.