A implementação de novas disciplinas totalmente a distância estava entre as metas da CCEAD para 2016, tendo sido cumprida logo no primeiro semestre do ano, com o lançamento de uma turma EAD de Política I, projeto realizado em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da universidade. Nesta edição da revista Asas, preparamos uma matéria sobre o planejamento e execução do curso.

Preparamos, também, uma matéria sobre o curso híbrido de Português Elementar para estrangeiros, realizado com sucesso desde 2014 em conjunto com a SUNY, Universidade Estadual de Nova York.

Tão bem sucedida quanto as aulas de português são as aulas da especialização Lato Sensu em Educação Empreendedora, realizada na modalidade a distância e desenvolvida pela PUC-Rio para o Sebrae. Parte da equipe que trabalha no projeto conversou com a revista Asas e contou como surgiu a ideia de criar este curso.

A professora do Departamento de Letras, Danusa Depes Portas, também conversou conosco e, numa entrevista especial, revelou porque decidiu usar o Moodle em uma turma de calouros.

A revista Asas traz, ainda, uma matéria sobre a criação de uma plataforma que vai hospedar mídias com diferentes temáticas relativas aos fenômenos científicos de física e astronomia e que estará disponível ao público que visitar o Planetário. A criação da plataforma é parte de um projeto da CCEAD PUC-Rio e da Fundação Planetário com o apoio da FAPERJ para espalhar o conhecimento sobre o universo ao grande público.

Por fim, nesta edição, mostraremos como o Moodle foi importante na campanha elaborada pelo Departamento de Administração da PUC-Rio para que seus alunos encarassem o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – muito bem preparados.

Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos