Muitas vezes, quando saímos de uma sessão de cinema ou de teatro, ou mesmo quando finalizamos a leitura de um livro, fazemos comentários sobre o que vimos ou lemos. Estamos, portanto, fazendo uma avaliação informal de um dado evento a partir de nossas preconcepções. O ato de avaliarmos as coisas é natural do ser humano e ajuda a emitirmos um julgamento de valor, como recomendar o filme que assistimos, por exemplo. Algumas vezes somos também solicitados a emitirmos a nossa opinião sobre um serviço prestado, como é o caso das mensagens que recebemos de companhias aéreas ao final de uma viagem. Essa também é uma forma de avaliação que normalmente tem como propósito formular juízo acerca do valor e mérito do que é avaliado, além de verificar a qualidade do serviço prestado. Essas são atitudes naturais que estamos já habituados no nosso dia a dia e que torna a avaliação uma prática moral, social e política e um apoio na tomada de decisões.
Por meio dessas avaliações ou feedbacks, os processos se aprimoram, modificações são implementadas, a qualidade é verificada. Isso ocorre em todas as instâncias da vida, inclusive, e sobretudo, no nosso meio acadêmico.
É claro que quando estamos tratando de um processo educativo, estamos nos referindo a uma avaliação formal, na qual existem critérios a serem verificados. O que deve ser avaliado em um curso – e no nosso caso específico, nos cursos a distância – sempre depende da instituição de ensino responsável por ele, já que os padrões de qualidade preconizados são particulares de cada uma. Como uma das principais finalidades da avaliação é apoiar a tomada de decisão e, muitas vezes, a correção de rumo, é fundamental que a instituição tenha claro quais são seus valores, missão, visão e objetivos institucionais. Só assim será possível definir os indicadores de qualidade e persegui-los no processo avaliativo.
É nesse sentido e com esse foco que, ao final de todo curso de extensão ou de uma disciplina da graduação ou pós-graduação ministrada na modalidade a distância pela PUC-Rio, a equipe de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD-PUC solicita aos alunos que respondam a um questionário de avaliação. São vários os itens a serem analisados nesse momento, desde os recursos utilizados no ambiente de aprendizagem on-line, os materiais didáticos disponibilizados pelos professores ao longo do curso e a sua forma de visualização, até uma autoavaliação dos alunos quanto a sua participação, entre outros aspectos.
Ao longo dos últimos anos, foram inúmeras modificações realizadas nos cursos a distância em função dos resultados dessas avaliações. Podemos citar, por exemplo, o aprimoramento do Ambiente de Aprendizagem On-line, a inserção de novos recursos tecnológicos, além de materiais didáticos que passaram a ser disponibilizados de diferentes formas.
Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem é dinâmico, devendo renovar-se e modificar-se, e assim o fazemos, especialmente com foco na excelência acadêmica da PUC. Esses momentos avaliativos são sempre muito importantes, pois faz parte desse processo detectar as alterações necessárias, assim como a forma na qual elas serão realizadas.
Como nos lembra o professor José Dias Sobrinho, a “avaliação é produção de sentidos”, não podendo se restringir a instrumentos estáticos, explicações de coisas passadas e nem controle do que foi realizado. Ela deve ser uma prática participativa!
Por isso, quando você for convidado a responder algum questionário, não deixe de participar ou de incentivar seu aluno a colaborar. A percepção que você tem sobre a experiência vivida no curso ou na disciplina pode ajudar, e muito, na solução de desvios de percurso que possam comprometer a qualidade desejada.
Todo feedback que recebemos é fundamental para a avaliação dos nossos processos, pois pode potencializar os pontos positivos e nos ajudar a reformular os pontos negativos que surgem nas repostas. É dessa forma que tornamos a experiência de participação de um curso a distância e a utilização do Ambiente de Aprendizagem On-line a melhor possível para você!