PUC-Rio desenvolve especialização de empreendedorismo e o foco não é apenas empresarial, mas também, educacional
Responda rápido: o que é empreendedorismo? Se você pensa como a maioria das pessoas, sua resposta, certamente, envolve implementação de novos negócios, desenvolvimento de produtos inovadores no mercado, mudanças ousadas e estratégias criativas em empresas que buscam obter sucesso e maiores lucros.
Para o Instituto Gênesis, incubadora da PUC-Rio, empreender é muito mais do que isso e abrange compartilhar conhecimento para contribuir com a inclusão social, a preservação da cultura nacional e a melhoria da qualidade de vida.
Com esta ideologia e com uma experiência de quase vinte anos de atividades, o Gênesis participou e ganhou a licitação de um edital lançado em conjunto pelo Ministério da Educação e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O objetivo: desenvolver um curso de pós-graduação em educação empreendedora voltado para professores do ensino profissionalizante e técnico de todo o Sistema S do Brasil, ou seja, organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, como o Senai, Senac, Sesc e Sesi.
Julia Zardo, gerente do Programa de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis, explica que a PUC-Rio tinha efetivamente as melhores condições para desenvolver o projeto: “Temos um dos mais antigos e reconhecidos programas de formação de empreendedores do país, com expertise de quase duas décadas e uma equipe de mais de vinte professores de diferentes áreas, todos altamente capacitados. O Sebrae costuma oferecer aulas elaboradas para quem atua no mercado empresarial, um universo distante do mundo acadêmico, e a pós-graduação que estava sendo criada visava atender um público de professores, daí a necessidade de trabalhar com incubadoras estabelecidas dentro de universidades”.
A pós-graduação, de acordo com o edital, deveria ser uma especialização elaborada para atender 200 professores vinculados ao Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, e espalhados por todo o país. Para se tornar viável, o curso deveria ser realizado na modalidade EAD; foi desta forma que a Coordenação Central de Educação a Distância se envolveu no projeto. Há, também, a participação do Departamento de Educação, afinal, o curso é uma qualificação planejada e desenvolvida para professores e, portanto, fazia sentido que fosse ofertada por este Departamento.
A especialização foi elaborada para acontecer inteiramente no Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela PUC-Rio, mas há encontros presenciais programados – um ocorreu no início do curso, em Brasília, e há outro previsto para o fim das aulas, quando os alunos apresentarão seus Trabalhos de Conclusão.
Julia Zardo conta que o primeiro encontro foi uma Aula Magna: “Levamos alguns professores que escreveram o conteúdo das disciplinas e levamos também todos os tutores que acompanham as turmas. Eles fizeram dinâmicas com seus alunos e foi legal porque conseguimos aproximar fisicamente as pessoas envolvidas no projeto. Quebramos a frieza que é a relação por computador”.
Após um ano e meio, os alunos terão passado por doze disciplinas que abrangem vários aspectos do empreendedorismo, como atitude empreendedora, plano de vida, plano profissional e de carreira, planejamento de negócios, pesquisa, aspectos jurídicos etc.
Os alunos avaliam constantemente o conteúdo, os professores e o ambiente virtual do curso. Larissa Frigotto, parte da equipe do Gênesis, diz que, até agora, todos estão muito satisfeitos: “Percebemos uma empolgação nas respostas dos nossos questionários. Alguns alunos fazem concursos e afirmam ter tirado nota máxima na prova de empreendedorismo, graças às nossas aulas. Há um caso bem legal de um aluno que é coordenador dos programas de educação de todo o sistema prisional do seu Estado. Ele nos conta que já está usando a educação empreendedora no seu trabalho. Isso é muito impactante na vida de inúmeras pessoas”.
Julia Zardo garante que há uma mudança pessoal na forma como cada estudante se percebe dentro do ambiente de trabalho. “Há duas formas de ver o empreendedorismo: uma está ligada à montagem de uma empresa e aos lucros; a outra está relacionada à nossa atitude e à forma como vemos o mundo. O empreendedorismo é uma ferramenta empoderadora. Queremos que nossos alunos aprendam a lidar com o trabalho de forma empreendedora, terminem o curso se sentindo motivados e se tornem multiplicadores desse assunto em suas instituições. Acredito que estamos tendo sucesso nesse sentido”.
Nesta primeira edição do curso, houve mais de 400 candidatos para 200 vagas, mas a meta do Sebrae é formar até mil professores, portanto, novas turmas estão sendo programadas.
Instituto Gênesis
Desde que foi inaugurado, em julho de 1997, o Instituto Gênesis investe em estudo, pesquisa e interdisciplinaridade com o intuito de agregar valor, conhecimento e experiência ao seu trabalho. Só assim, consegue se manter entre as melhores incubadoras do mundo, como indica o ranking World Top 25, pesquisa sueca que classifica as melhores incubadoras do mundo. O Instituto ocupa a 13ª posição mundial e o 1º lugar da América Latina na categoria “Melhores Incubadores de Universidades”.
Com toda sua bagagem e o reconhecimento internacional, o Gênesis presta serviços para órgãos governamentais, instituições de ensino e organizações não governamentais, nacionais e internacionais.
Os serviços do Instituto têm como principal finalidade fomentar o desenvolvimento socioeconômico a partir de ferramentas de capacitação empreendedora, e formação de empreendedores e criação de ambientes de inovação.
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, foi criado pelo Governo Federal, em 2011, visando a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
Estão vinculados ao Programa vários Ministérios, todas as secretarias estaduais de educação, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o Sistema S.
Até 2015, quase dez milhões de matrículas foram realizadas em cursos técnicos e de qualificação profissional em mais de 4.300 municípios e até o fim de 2016, há previsão para abertura de dois milhões de vagas, mais de 350 mil em cursos técnicos e 1,6 milhão em cursos de qualificação profissional.
Através do Pronatec, inúmeros trabalhadores recebem oportunidades educacionais por meio do incremento da formação e qualificação profissional; além disso, diferentes recursos pedagógicos são difundidos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Entre as ações do Programa está o desenvolvimento da Rede e-Tec Brasil, iniciativa criada para oferecer gratuitamente cursos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade a distância, usando tecnologias educacionais.