Alunos do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio passam, obrigatoriamente, por disciplinas comuns a todos os cursos de graduação. Neste momento – os dois primeiros anos de estudos –, há formação científica nas áreas de Matemática, Física, Química e Informática. É o que a universidade chama de Ciclo Básico e, para atender este grupo específico de estudantes, existe um Departamento, chamado justamente de Ciclo Básico do CTC, com coordenação própria e responsável pelos laboratórios de computação e de ciências.
É através desse Departamento que decisões importantes são definidas, como as ementas das disciplinas e o calendário de provas, por isso, foi criado um sistema on-line que orienta os alunos e fornece todas as informações necessárias para o bom andamento dos cursos. Muitas dessas informações não são encontradas em outros ambientes virtuais, como o site da universidade, por exemplo, exatamente por serem muito específicas e de interesse exclusivo dos alunos do CTC. São dados que facilitam a vida dos alunos, como os horários de atendimento de monitores e localização dos laboratórios e das salas dos professores.
Por passar notícias e avisos relevantes, o portal do Ciclo Básico precisa estar sempre atualizado; com isso, passou a ser referência para os estudantes. No entanto, um outro ambiente virtual passou a ser visto como referência pelos alunos: o ambiente on-line de aprendizagem. Isso ocorreu porque o uso de recursos tecnológicos da educação a distância nos cursos presenciais se tornou uma tendência na universidade e muitos professores do Ciclo Básico do CTC passaram a utilizar em suas disciplinas o Moodle, o ambiente on-line de aprendizagem adotado pela PUC-Rio.
Devido a essa nova realidade, surgiu a ideia de deixar as informações do portal do Ciclo Básico disponíveis também neste outro ambiente on-line.
“Os alunos estão sempre conectados ao Moodle, porque essa é uma rotina de muitas disciplinas, então, seria excelente se eles pudessem ver ali as informações importantes do portal do CTC. Mas não queríamos simplesmente replicar os dados porque seria um trabalho enorme e poderia haver erros de transferência em algum momento, como uma desatualização, por exemplo”, explica Ronnald Machado, programador da Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio.
A solução foi criar um bloco dentro do espaço de cada disciplina do ambiente on-line de aprendizagem em que estariam disponíveis as informações do portal do CTC específicas para aquela disciplina.
“Tecnicamente, o que fizemos foi abrir uma janela que lê as informações disponíveis no banco de dados do Ciclo Básico. É como um atalho ou um espelho. A diferença é que este atalho não leva o aluno de volta ao portal do Ciclo Básico. Se isso acontecesse, seria preciso preencher dados de conexão novamente para ter acesso ao portal, o que retardaria o acesso do aluno. Como já sabemos quem é o aluno que está conectado ao ambiente on-line, já disponibilizamos a ele todas as informações que lhe interessam. É um processo automático, ou seja, o tal bloco com as informações de determinada disciplina aparecem no ambiente on-line sempre que o sistema reconhece que tal disciplina pertence ao Ciclo Básico do CTC”, diz Ronnald.
A concretização desse projeto se deu em duas etapas. Em um primeiro momento, o programador do Ciclo Básico do CTC, Célio Motta, desenvolveu um código que permitiu a exportação dos dados para a equipe da CCEAD, Coordenação Central de Educação a Distância, responsável pelo Ambiente On-line de Aprendizagem da universidade. No momento seguinte, foi a vez da equipe da CCEAD desenvolver um código para ler as informações disponibilizadas pelo Ciclo Básico.
Este projeto só foi possível porque o ambiente on-line de aprendizagem utilizado pela PUC-Rio é livre e gratuito, portanto, permitiu adicionar estruturas, os chamados plug-ins, ao seu código, de modo a torná-lo mais adequado para os propósitos da universidade. É uma espécie de “customização” do ambiente que, nesse caso, já beneficiou milhares de alunos.