Em 2014, mais de 12 mil alunos da PUC-Rio utilizaram a modalidade de educação a distância através do apoio a disciplinas presenciais. Com isso, o Moodle – software livre de suporte à prática pedagógica executado em um ambiente de aprendizagem on-line – passou a fazer parte do dia a dia de muitos professores e estudantes.
O Moodle oferece uma série de ferramentas que contribui, de forma simples, para a integração dos participantes de cursos EaD, porém, apesar de ser fácil de usar, pode gerar algumas dúvidas e muitas vezes dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Para evitar este problema, a Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio desenvolveu um curso de capacitação sobre o ambiente virtual de aprendizagem.
Nesta entrevista, a Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD, Gianna Oliveira Roque, fala sobre a importância do Moodle e conta mais detalhes sobre o curso de capacitação que será disponibilizado a partir de 2015.
Em 2014, a PUC-Rio, através do RDC (Rio Data Centro, o centro de informática da universidade), fez uma integração entre o sistema on-line da universidade (PUC on-line) e o ambiente Moodle. Com isso, todas as disciplinas passaram a estar automaticamente cadastradas no Moodle e qualquer professor lecionando uma disciplina presencial passou a ter acesso aos recursos do software como um complemento pedagógico das suas aulas. Isso fez com que muitos deles começassem a pedir orientação, então, decidimos criar o curso.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que os alunos têm familiaridade com a internet e por isso estão mais receptivos ao uso de ferramentas on-line. Mas não é só isso. O professor pode usar o ambiente virtual como um complemento da sua prática em sala de aula. Por exemplo, ao invés de preparar uma aula expositiva, ele pode colocar o conteúdo desejado no Moodle e usar o tempo de aula para discutir as ideias relacionadas ao conteúdo. Além disso, o ambiente tem a vantagem de unir vários recursos didáticos no mesmo espaço, o que facilita a vida do professor e dos alunos.
O curso foi pensado para ajudar os professores, mas qualquer um poderá fazê-lo. Ele vai estar aberto para professores, alunos e até funcionários da PUC-Rio.
Não. Dividimos o curso em módulos e o primeiro é o “Moodle básico”, voltado para pessoas interessadas em utilizar o software, mas que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre ele. Falaremos sobre acesso ao Moodle, disponibilização de disciplina e cadastro de alunos, inclusão de conteúdo no ambiente (através de recursos como Arquivo, Pasta, Livro e URL), criação e configuração de fóruns, chats, glossários e tarefas, acompanhamento de notas e relatório de participação de alunos.
Exatamente. O segundo módulo é o “Moodle avançado”. Abordaremos a utilização de recursos avançados do sistema, como a criação e configuração de questionários e bancos de questões, além da criação e configuração de editores colaborativos Wiki, blogs, pesquisas (tipo “survey”), enquetes e badges. Veremos, ainda, como formar turmas e grupos separados no ambiente, como fazer backup e como importar dados de disciplinas de períodos anteriores. Teremos ainda um terceiro módulo sobre design didático para implementação de disciplinas a distância.
A utilização do Moodle requer o conhecimento de fundamentos, técnicas e conceitos específicos para o planejamento e elaboração de disciplinas na modalidade a distância. Neste curso, trataremos deste assunto, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais eficaz. O programa inclui a abordagem de conceitos básicos sobre educação a distância baseada na web e conceitos de design didático. Serão discutidas as práticas educacionais com foco na EAD e aprenderemos como planejar e produzir roteiros para implementação de disciplinas on-line.
Na realidade, já temos uma página dentro do site da CCEAD com pequenos tutoriais que explicam como funcionam algumas ferramentas do Moodle. O curso será aprimorado e gratuito. Pretendemos disponibilizá-lo para a comunidade PUC-Rio a partir do primeiro semestre de 2015.