JOGO DESENVOLVIDO NA CCEAD É FINALISTA DE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Na última edição da revista Asas, publicamos uma matéria sobre a equipe da CCEAD que estava se preparando para participar do LinkedUpChallenge 2014, competição internacional que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de aplicações para fins educacionais com o uso de novas tecnologias. Nesta edição, a notícia é ainda melhor: o grupo que participou do evento foi um dos finalistas da competição.

O jogo

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio (Faperj), a equipe desenvolveu um jogo, chamado ISCOOL, que facilita o processo de interpretação e análise de texto, em especial, para pessoas com baixo letramento e deficiência auditiva.

A ideia do jogo é bastante simples. Ao entrar na página do ISCOOL, o jogador, em um primeiro momento, escreve um texto que é “enriquecido”, ou seja, são agregadas explicações e definições para várias palavras, termos ou expressões do texto, com a ajuda de dicionários virtuais e bases de conhecimento espalhadas na Web.

Em outras palavras, o jogo fornece ao usuário informações sobre pessoas, organizações e locais, além de definições de palavras e fatos históricos que servem de base para a compreensão do texto, tornando a interpretação e a compreensão mais fáceis.

Em um segundo momento, o jogador é desafiado a escolher, entre várias opções, as cinco imagens que ele acredita melhor representar o texto. Ele tem até 5 minutos para completar o desafio dependendo do nível de dificuldade escolhido: fácil, médio e difícil.

Uma aplicação chamada ‘Simplificador’, que facilita e auxilia leitores e aprendizes na aquisição de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem, foi usada para criar o jogo. Esta aplicação foca na transformação de textos com grau elevado de compreensão em textos de compreensão facilitada. Um exemplo é a simplificação de artigos científicos, possibilitando um maior entendimento do seu conteúdo por indivíduos não especialistas.

A equipe

Gilda Helena Bernardino de Campos e Bernardo Pereira Nunes participaram do projeto como coordenadores, e os alunos Luiz Guilherme Roland e Ângela de Araújo Souza, ambos de Informática, e Clara Ishikawa, de Desenho Industrial, completaram o time.

Bernardo e Luiz Guilherme estiveram na Itália e apresentaram o jogo durante a International Semantic Web Conference (ISWC’14), conferência que é destaque na área de Semântica na Web. A dupla se destacou por representar o único time finalista com estudantes de graduação. As outras equipes eram formadas por profissionais de empresas, mestres e doutores.

A formação de uma equipe formada majoritariamente por estudantes só foi possível porque a Faperj tem um programa de apoio a equipes discentes em projetos de base tecnológica para competições de caráter educacional, visando a inserção e participação de alunos em projetos científicos, competições internacionais etc. Bernardo explica que o programa foi fundamental para o sucesso do projeto ISCOOL: “Foi uma experiência única para os estudantes. Eles não só colocaram em prática o que estão aprendendo nos seus cursos, mas também vivenciaram o dia a dia da criação de um projeto científico, foram desafiados com problemas não-triviais e ainda sob investigação e, por fim, a experiência de participar de eventos internacionais contribui para o crescimento pessoal e profissional”.

O jogo está disponível em http://research.ccead.puc-rio.br/iscool

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Como funciona?