O LinkedUp Challenge é um projeto europeu que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de aplicações para fins educacionais com o uso de novas tecnologias. Os organizadores acreditam que o evento é uma forma de auxiliar o contato direto de discentes com projetos de grande relevância e de cunho inovador, permitindo a consolidação do seu conhecimento, a iniciação científica, a condução e execução de projetos tecnológicos e educacionais.

Uma equipe de alunos da PUC-Rio que trabalha na Coordenação Central de Educação a Distância, com o apoio da Faperj, irá participar da competição apresentando o projeto “Simplificador textual para diferentes contextos e níveis de aprendizagem”.

Bernardo Pereira Nunes, coordenador do projeto ao lado da professora Gilda Helena Bernardino de Campos, defendeu um Doutorado na área e explica o trabalho que será feito: “Estamos trabalhando em uma aplicação chamada ‘Simplificador’. Ela facilita e auxilia leitores e aprendizes na aquisição de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, foca na transformação de textos com grau elevado de compreensão em textos de compreensão facilitada. Um exemplo é a simplificação de artigos científicos, possibilitando uma maior compreensão do seu conteúdo por indivíduos não especialistas”.

A simplificação pode ser alcançada através de diferentes estratégias como, por exemplo, pela mudança gramatical na estrutura de uma sentença ou pela substituição léxica. A simplificação de texto facilita a leitura, em particular, de estudantes de idiomas, pessoas com dificuldades/deficiência em leitura (tal como afasia e dislexia) e leitores com níveis baixos de alfabetização e instrução.

A participação no LinkedUp Challenge só foi possível porque o desenvolvimento do simplificador de textos atende à demanda da competição, tendo sido proposto como caso de uso em linha específica pela rede de televisão britânica BBC, membro do consórcio de instituições que lançaram o evento.

Com poder de impacto global, a BBC sugere para esta competição a criação de uma aplicação (ferramenta ou algoritmo) que facilite o acesso à informação de indivíduos com diferentes níveis de instrução, idade e capacidade de compreensão. O caso de uso do “Simplificador” prevê a transmissão de um dado conteúdo, seja textual ou não, em formas variadas, além de facilitar a compreensão do conteúdo por um público diverso.

A equipe de desenvolvimento da PUC-Rio é formada por alunos de diferentes cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Design–Mídia Digital Industrial. Uma delas, Clara Ishikawa, fala sobre a importância do aplicativo que está sendo desenvolvido: “A leitura é fundamental em qualquer processo de aprendizagem e a web é hoje parte importante disso já que diversos recursos, como marcadores de texto e ferramentas de anotação, são usados por internautas no auxílio de atividades de leitura e facilitador da compreensão de textos. Muitas vezes, a compreensão de um texto exige maior atenção devido à sua importância ou complexidade. O processo de simplificação no qual estamos trabalhando ajuda na compreensão da leitura sem que ocorram mudanças no texto original porque preserva o significado semântico do texto. Em resumo, nosso objetivo é adaptar e personalizar um dado texto para diferentes públicos e contextos, permitindo a compreensão de textos complexos por um público amplo”.

Com a técnica proposta, a equipe da CCEAD espera que um público mais heterogêneo tenha acesso à informação. “Estamos falando de pessoas com diferentes níveis de escolaridade, experiência e idade, além de pessoas com dificuldade no aprendizado, como indivíduos portadores de afasia e dislexia”, explica Bernardo.

Mais sobre o LinkedUp Challenge

A competição internacional LinkedUp Challenge, que este ano será realizada na Itália, é promovida por um consórcio formado por universidades e empresas renomadas internacionalmente com o objetivo de fomentar a criação de aplicações (software) que utilizem recursos da web com propósitos educacionais.

Para o desenvolvimento destas aplicações, o LinkedUp Challenge propõe uma série de casos de uso que evidenciam a necessidade da criação de ferramentas relevantes e com alto impacto no processo de ensino-aprendizagem.

De forma a responder a estes questionamentos ou outros que possam surgir, a competição proposta é dividida em duas linhas de atuação: aberta e específica. Na competição aberta os participantes devem propor aplicativos inovadores que atendam às necessidades educacionais e/ou respondam às perguntas acima. Enquanto na competição de linha específica, os participantes deverão atender a um caso de uso descrito por instituições educacionais ou privadas que promovam a educação.

A competição acontecerá em outubro de 2014 em conjunto com a renomada conferência anual na área de informática International Semantic Web Conference (ISWC).
A competição será realizada durante este evento, no mês de outubro de 2014, em Riva del Garda, Itália.