Os cursos a distância que fizeram sucesso desde o fim do século XIX até meados do século XX só têm uma coisa em comum com os cursos a distância dos dias de hoje: o nome. A revolução tecnológica que marca o começo do século XXI transformou a estrutura e o funcionamento da educação não presencial.

Os primeiros passos

Nos anos 2000, esta área era reconhecidamente um espaço de novas possibilidades. A Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio surgiu justamente neste momento, trazendo propostas inovadoras e ousadas; com isso, entrou para a história da EAD como uma organização pioneira.

O professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade, hoje decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, foi o primeiro a assumir o cargo de coordenador central da CCEAD. Ele explica que a intenção de fundar um espaço, dentro da universidade, voltado para educação a distância aconteceu no momento em que, no Brasil, o assunto começou a se tornar popular. “Criamos inicialmente uma coordenação de EAD, era um projeto modesto porque queríamos explorar o campo, saber o que poderia ser feito. Pouco depois, a vice-reitoria acadêmica entendeu que era importante ampliar este setor. Foi criada, então, a Coordenação Central, eu assumi a gestão e começou, assim, nosso processo de amadurecimento e expansão”.

Gilda Helena Bernardino de Campos, atual coordenadora central, conta que o objetivo da CCEAD, desde a sua criação, foi o desenvolvimento de novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem, usando como ferramentas principais as novas tecnologias da informação e comunicação e uma equipe multidisciplinar competente. “No início, o quadro de profissionais era muito pequeno porque ainda estávamos dando os primeiros passos e, evidentemente, não havia condições de contar com um número grande de funcionários. Mas nunca abrimos mão de ter uma equipe competente, capaz de trazer boas ideias, agregar valor e desenvolver produtos de qualidade, sempre em conformidade com o alto padrão da universidade. O resultado não poderia ser outro que não o sucesso em nossos projetos”.

Surgem os grandes projetos

Em 2002, a Empresa Brasileira de Aeronáutica, Embraer, desenvolveu em parceria com a PUC-Rio um curso a distância. Voltado para a formação de engenheiros especializados em tecnologia aeronáutica, o projeto previa a utilização do acervo bibliográfico e tecnológico da Embraer nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Especificamente, o projeto com a CCEAD era direcionado para a atualização dos funcionários da Embraer desde o chão da fábrica até os níveis de gerência, um projeto pioneiro na ocasião.

Este foi o primeiro desafio complexo da CCEAD. O professor Paulo Fernando acredita que ali se inaugurou a época dos grandes projetos. “Ganhamos viabilidade financeira, o que possibilitou um alargamento da equipe. Portanto, a sustentabilidade econômica garantiu a formação de um grupo competente, que abarcava todas as áreas necessárias para o desenvolvimento de outros trabalhos de educação a distância. À medida que conseguíamos licitações e fechávamos um projeto, aumentávamos a equipe e com isso era possível desenvolver novos e melhores projetos. Não se pode esquecer que uma equipe multidisciplinar é uma necessidade em EAD. Esta área exige pluralidade, afinal, não adianta ter um parque tecnológico, com boas máquinas, mas sem pessoas. Tenho certeza de que o conhecimento da nossa equipe garantiu a qualidade dos nossos projetos. A partir de então, ficamos conhecidos no Brasil por nossa competência, o que nos fez crescer mais e mais, e sempre caminhar para frente. Era uma dinâmica que não parava, nem poderia parar”.

Além de ganhar reconhecimento externo, a CCEAD tornou-se importante dentro da própria universidade por assumir um espaço que antes não existia, pois conseguia atender um público específico, sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos pela PUC-Rio.

Entretanto, optou-se por não oferecer cursos de graduação abertos. “Nosso foco, explica o professor Paulo Fernando, era desenvolver cursos corporativos. Um curso aberto implicava em uma nova dinâmica, envolvendo um público muito grande, o que exigiria uma estrutura que não tínhamos. Não estávamos dispostos a correr o risco de perder qualidade, sobretudo porque tínhamos a missão de manter nossa excelência acadêmica, por isso, escolhemos seguir outra direção”.

A exceção foi o curso de graduação em História, oferecido para professores da região nordeste do país. A professora Gilda Helena conta que, mesmo sendo um curso de graduação, não era aberto ao público em geral: “Este foi um projeto do Ministério da Educação para sanar um problema de falta de formação dos professores da rede pública em regiões específicas. Mil alunos do Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia foram beneficiados e a parceria com o Departamento de História foi riquíssima”.

Muitos alunos elogiaram a utilização crescente de recursos multimídias e ferramentas de interação, o que ajudou a reduzir a distância física entre todos os participantes. A interação, a cooperação e a construção coletiva aproximaram pessoas que viviam em diferentes estados e que, muitas vezes, viviam em realidades distintas.

Parcerias com o Ministério da Educação

O know-how adquirido ao longo dos primeiros anos de existência permitiu que, em 2006, a CCEAD desenvolvesse para o Ministério da Educação e da Cultura uma especialização em Tecnologias em Educação.

“Este foi um curso que teve três edições e ajudou milhares de educadores da rede pública de todo o Brasil. Preparamos professores de escolas estaduais e municipais para atuar como formadores e multiplicadores em tecnologias, pensando no foco educacional”, lembra a professora Gilda Helena.

O curso permitiu que vários docentes tivessem acesso à formação continuada no uso das tecnologias da informação e comunicação, o que contribuiu de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação básica.

Cândido Rafael Mendes da Silva, aluno do curso, considera a educação a distância uma opção extremamente democrática, por acolher pessoas que não teriam as mesmas oportunidades, caso não houvesse essa modalidade como opção.

“A EAD transpõe obstáculos, e não falo apenas dos físicos, apesar de termos sempre a tendência a pensar apenas nesse aspecto. Acho, inclusive, que há um preconceito justamente por isso. Pensamos sempre naquele modelo de educação a distância do século passado. A verdade é que as tecnologias de informação e comunicação permitem uma troca e democratização de conhecimentos muito grandes, algo impensável há quinze ou vinte anos”, diz Cândido Rafael.

Através do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação, ficou evidente a importância da educação a distância como peça-chave da promoção de novas oportunidades para profissionais da área, o que significa, em outras palavras, que esta modalidade é um instrumento poderoso para transformações sociais no país.

Outro projeto de enorme repercussão, e que beneficiou um número grande de pessoas, foi o Condigital, também criado pelo Ministério da Educação para ser desenvolvido por diferentes instituições de ensino. O objetivo era a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia – audiovisual, áudio, simulações, animações e um museu virtual – voltados para o Ensino Médio. A PUC-Rio foi uma das instituições escolhidas para conceber os produtos de Química. José Guerchon, um dos coordenadores do projeto, diz que o sucesso foi tão grande, que até hoje vários professores, além de utilizar o material produzido, perguntam se haverá o desenvolvimento de novos conteúdos.

Foco na Universidade

Já há alguns anos a CCEAD desenvolve, dentro da universidade, cursos totalmente a distância ou semi-presenciais, ou seja, que têm parte do conteúdo elaborado a distância. Exemplos conhecidos são as aulas de Introdução à Filosofia, oferecidas totalmente a distância, e disciplinas de Matemática, que têm parte da matéria desenvolvida através de um ambiente de aprendizagem on-line.

O atendimento aos alunos da própria universidade ganhou força em 2004, quando foi publicada uma portaria do Ministério da Educação permitindo que as instituições de ensino superior introduzissem ”na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial”. Ficou determinado que seria possível ofertar até 20% das disciplinas de um curso presencial na modalidade a distância.

“A partir de então, iniciamos uma campanha para aumentar a oferta de disciplinas não presenciais na universidade. Desta forma, muitos alunos puderam ser beneficiados, por exemplo, estudantes que trabalham ou que têm problemas de horário para cursar determinadas disciplinas. Também resolvemos um problema de espaço físico, já que nosso campus está localizado em uma área restrita, dentro da cidade”, explica Gilda Helena.

Os professores também foram estimulados a usar o ambiente de aprendizagem on-line em suas disciplinas, transformando-as em disciplinas semi-presenciais. O professor Paulo Fernando afirma ser esta a perspectiva de futuro da CCEAD: “Nossa experiência com projetos, inclusive bem grandes, gerou um acúmulo de conhecimento e capacidade que nos permite hoje entrar efetivamente dentro da universidade. Temos capacidade de fazer com que muitos cursos presenciais assumam características de educação a distância. Mesclar presencial com EAD é uma tendência mundial, um caminho sem retorno e não podemos ficar para trás. A decisão foi tomada em conjunto entre a Coordenação Central de Educação a Distância e a Vice-Reitoria Acadêmica, tornando-se, portanto, o modelo da própria universidade”.

Hoje, a educação a distância faz parte da realidade de alunos e professores da PUC-Rio. É um trabalho fortemente consolidado, resultado de quinze anos de esforço e dedicação. Os projetos externos continuam, mas o foco é mesmo o apoio aos cursos da universidade. Isso não exclui definitivamente pessoas que não fazem parte deste universo. Desde 2014, a CCEAD investe no desenvolvimento de cursos livres, disponíveis para qualquer pessoa através do seu site.

As possibilidades são infinitas, os desafios continuam surgindo a cada dia e a vontade de oferecer uma educação a distância de qualidade ainda é o principal objetivo da equipe de EAD da PUC-Rio.