A CSEDU – sigla em inglês para a Conferência Internacional sobre Educação apoiada por Computadores – é um espaço de encontro anual para apresentação e discussão de novos ambientes educacionais com base em tecnologia inovadora.
O encontro tem como objetivo promover a discussão sobre o potencial pedagógico das novas tecnologias voltadas para a aprendizagem e educação tanto no ambiente acadêmico como no ambiente corporativo e, por isso, são apresentados estudos de caso, estratégias inovadoras relacionadas ao tema e políticas institucionais que envolvem o uso do computador.
Em 2015, o evento foi realizado no mês de maio, em Lisboa, Portugal, e a professora do departamento de Educação e coordenadora central da CCEAD, Gilda Helena Bernardino de Campos, apresentou um trabalho sobre avaliação da qualidade em cursos a distância, produzido em conjunto com a coordenadora de avaliação e acompanhamento da CCEAD, Gianna Roque, e a então mestranda do Departamento de Educação da PUC-Rio, Camila Sousa Santos.
Em sua apresentação, a professora Gilda Helena Bernardino de Campos falou sobre o projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Cooperação e Avaliação em EaD”, em que quase seis mil professores responderam a um questionário sobre os pontos fundamentais para a avaliação do desenvolvimento e implementação de um curso na modalidade a distância.
Camila Sousa Santos explica que alguns aspectos ganharam destaque no desenvolvimento da pesquisa: “Estratégias pedagógicas, objetivos, conteúdo das disciplinas e sua dinâmica foram apontados pelos respondentes como elementos fundamentais de cursos a distância”.
Conclusões da Pesquisa
Muitos acadêmicos tentam entender o que se pode considerar como qualidade de um curso a distância na visão dos seus alunos. A resposta para esta pergunta fazia parte da apresentação da professora Gilda Helena em Lisboa. Portanto, o trabalho apresentado na CSEDU permitiu a muitos participantes do evento entenderem a realidade da educação a distância, em especial no Brasil e voltada para professores da rede pública de ensino do nosso país.
De acordo com o estudo desenvolvido, a qualidade em EAD engloba um conjunto de fatores vistos por diferentes óticas e abrangências, a partir do paradigma da pertinência e da responsabilidade social. A partir daí, de acordo com o estudo, são apontados alguns indicadores que representam a qualidade em cursos na modalidade a distância, entre os quais destacam-se as estratégias pedagógicas, objetivos, conteúdo das disciplinas e sua dinâmica.
Gianna Roque explica o que isso significa: “As estratégias pedagógicas necessitam de atividades que podem ser definidas como sendo os veículos usados pelos professores para trabalhar os conceitos que permitirão ao aluno viver as experiências necessárias para a própria transformação. Cabe ao mediador pedagógico utilizá-las a fim de ajudar o grupo a encontrar seu ritmo de interação e de trabalho, seu estilo e personalidade na comunidade de aprendizagem. É importante perceber que as cinco classes encontradas na análise de respostas ao questionário apontam para a aplicação do curso, o desenvolvimento profissional, o engajamento na obtenção das habilidades necessárias a fim de atender a demanda das políticas públicas. Significa dizer que a qualidade de um curso só pode ser determinada em um dado contexto e analisada a partir da ótica dos diversos atores envolvidos no processo. O que fizemos foi apresentar a ótica dos alunos, professores da rede pública de ensino, e procuramos evidenciar que o conceito de qualidade está vinculado ao contexto do país onde o curso ocorre, denotando, portanto, a pertinência social e a necessidade real da formação continuada de professores para não apenas a inclusão, mas também sua inserção em um mundo aparentemente tecnológico”.