O Challenges 2011 é um espaço de debate sobre as TICs no planejamento e desenvolvimento da educação. Em sua sétima edição, que ocorreu este ano, tive a oportunidade de apresentar parte do trabalho realizado pela CCEAD.

Nos dias 12 e 13 de maio de 2011, na cidade de Braga, Portugal, foi realizada a VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2011 – o evento, organizado pelo Centro de Competência da Universidade do Minho, tem como objetivo debater e refletir sobre as tecnologias de informação e comunicação no planejamento e desenvolvimento da educação.

Realizado a cada dois anos, já em sua sétima edição, o Challenges é uma referência no meio acadêmico internacional, contando com a participação de pesquisadores e professores de vários países. O idioma predominante no evento é o português, mas também
foram realizadas apresentações em inglês e espanhol.

O tema da Challenges 2011 foi Perspectivas de Inovação. Nos últimos encontros, os trabalhos vêm sendo agrupados em torno de 3 eixos: Ambientes Emergentes, O Digital e o Currículo e Avaliação Online. Além da apresentação das comunicações e pôsteres, foram realizados painéis de especialistas para cada um dos eixos temáticos, uma conferência plenária na abertura e uma de encerramento. Na presente edição, segundo informação dos organizadores, dentre os textos publicados no Livro de Actas, além dos de Portugal e do Brasil – países com o maior número de participantes – estavam presentes trabalhos da Espanha, Eslovênia, Grécia, Hong Kong e Paquistão.

O evento, além de facilitar o contato com avançadas tecnologias – apresentadas em momentos específicos para isso – e experiências exitosas em diferentes recantos e nos diversos níveis de ensino, trouxe também a oportunidade de aproximação com os desafios e as oportunidades encontradas pelos países que necessitam acelerar sua incursão no uso das mais recentes tecnologias voltadas à informação e à comunicação. Como exemplo, cito a apresentação das estratégias adotadas por uma universidade de Moçambique na sua busca da disseminação do uso de ferramentas Web 2.0 bem como as dificuldades de infraestrutura tecnológica e de literacia digital e os benefícios encontrados nas áreas pedagógica, científica e administrativa.

Neste evento apresentei uma comunicação com base no artigo A Perspectiva Formativa dos Guias Didáticos no Contexto de Conteúdos Digitais Multimídia, escrito em parceria com Tito Tortori. Nele, resumimos algumas reflexões surgidas durante a concepção, produção e elaboração dos guias didáticos do professor que acompanham os objetos de aprendizagem audiovisuais do Projeto Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia (Condigital). Tais conteúdos, para a área de química, foram desenvolvidos na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) pela Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD), em parceria com o Departamento de Química, por demanda da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

No referido trabalho apresentamos as justificativas pedagógicas dos guias didáticos, confrontadas com o perfil do professor de química brasileiro e, ainda, o alcance previsto para os guias e as possibilidades de seu uso na formação inicial em cursos de licenciatura de química e em momentos de formação continuada do professor que atua na área de química, lembrando que, com muita frequência, ele não tem uma formação na área. Após a apresentação, foram levantadas questões sobre os meios de disponibilização de
nosso trabalho e como estamos realizando a sua avaliação.

Conhecer professores e pesquisadores, ouvir relatos e debater sobre trabalhos exitosos ou não, concluídos ou em desenvolvimento, contribuem para o crescimento individual e para expansão da rede de contatos. Não há dúvida que, como propõe o evento, temos como desafio identificar perspectivas de inovação no campo educacional – tanto da prática quanto da pesquisa – e esta foi uma boa oportunidade para tal. São muitos os desafios que a sociedade digital apresenta e o cenário de ligações em rede – de pessoas, conteúdos, instituições – provoca e favorece o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos colaborativos para a inovação de modelos e práticas pedagógicas.

Durante dois dias buscamos respostas e levantamos novas questões. Mas se oficialmente o evento terminou, a disseminação da informação e a construção do conhecimento, não. Temos um grande número de participantes interagindo no Facebook, onde são postadas notícias e vídeos relativos ao evento. Afinal, a oitava edição do evento está prevista para 2013, mas não podemos aguardar parados!