DISCUSSÕES EM FÓRUNS E TIC NO ENSINO SUPERIOR: TEMAS QUE FIZERAM PARTE DO 4º COLÓQUIO DE MÍDIAS EM EDUCAÇÃO

Entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2014, a UNIRIO foi palco do 4º Colóquio de Mídias e Educação, um evento criado para promover a discussão entre os grupos de pesquisa brasileiros que estudam o processo de produção de conhecimento nas relações entre educação e mídia. Este ano, a temática do evento envolveu o debate sobre o fazer pesquisa com mídias e sujeitos.

O que diferencia este colóquio dos demais debates acadêmicos é a sua proposta de ser um espaço de construção de novas parcerias para publicações e pesquisas interinstitucionais. Para que isso ocorra, os organizadores estruturaram o evento da seguinte forma: no primeiro dia, houve uma palestra de abertura com Ilana Eleá, coordenadora científica da organização The International Clearing House on Children, Youth and Media. Ilana também é organizadora da coletânea “Agentes e vozes: um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha”, lançada durante o colóquio e que apresenta textos de vários autores sobre suas pesquisas e práticas em mídia-educação.

No segundo dia do evento foram realizadas diversas sessões temáticas, com a apresentação dos estudos realizados pelos grupos de pesquisa. Camila Silva Sousa Santos, aluna do Departamento de Educação da PUC-Rio, disse que este foi um momento muito enriquecedor: “Ouvimos propostas novas, trocamos ideias e aprendemos uma porção de coisas que, certamente, levaremos para os nossos grupos de pesquisa. Fiquei bastante animada por participar deste colóquio e estou entusiasmada para continuar estudando, levando em conta tudo que assimilei aqui”.

No terceiro dia, os participantes se dividiram em grupos e se reuniram para pensar projetos interinstitucionais e possíveis publicações em conjunto.

Camila, que esteve presente em uma destas reuniões, afirma que este foi o dia de colocar a mão na massa, efetivamente: “Foi um momento de realizações concretas. Focamos nosso pensamento em novas ações que possam ser implementadas entre os vários grupos de pesquisa. A palavra-chave foi ‘parceria’. Isso irá reforçar o vínculo entre os participantes e ampliar a visibilidade do nosso trabalho”.

O grupo de pesquisa da CCEAD PUC-Rio apresentou dois trabalhos no Colóquio. O primeiro, intitulado “Análise das discussões em fóruns sob a perspectiva dos coordenadores acadêmicos”, foi escrito por Bernardo Pereira Nunes, Camila S.S. Santos e Gilda Helena Bernardino de Campos. O segundo, intitulado “Relação professor e aluno na inserção das TIC no Ensino Superior”, foi escrito por Ana Luiza F. Portes, Gianna Oliveira B. Roque e Gilda Helena Bernardino de Campos.

Os trabalhos apresentados pela CCEAD PUC-Rio

Leia mais sobre os trabalhos apresentados pela CCEAD PUC-Rio no Colóquio de Mídias e Educação. Para ver o trabalho completo, acesse o site http://research.ccead.puc-rio.br.

Análise das discussões em fóruns sob a perspectiva dos coordenadores acadêmicos

Este trabalho apresenta novos métodos de práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidos com o crescimento dos cursos na modalidade a distância, em particular, o uso de discussões em fóruns de debates em ambientes de aprendizagem on-line.

Acredita-se que as discussões em fóruns devam ser colaborativas e voltadas para a construção do conhecimento coletivo e desenvolvimento de capacidades cognitivas como percepção, compreensão, análise e síntese em todos os atores envolvidos no processo, ou seja, o professor, o mediador pedagógico, geralmente conhecido como tutor, e os alunos.

Neste trabalho, os autores apresentam uma proposta de apoio aos coordenadores acadêmicos e, consequentemente, a instituições de ensino para a análise e condução de fóruns on-line. O método apresentado combina métodos estatísticos e tecnologias semânticas para extrair e classificar tópicos abordados em determinado fórum, evidenciando a essência da discussão.

Relação professor e aluno na inserção das TIC no Ensino Superior

Este artigo tem por finalidade compreender como a universidade e os seus professores estão se preparando para atender às demandas do novo perfil de aluno, cada vez mais conectado.

Os autores apresentam um relato de experiência sobre a percepção dos alunos quanto à educação a distância, através de uma análise com dois eixos norteadores: o ambiente virtual de aprendizagem e a relação professor aluno.

O objetivo da análise não é apenas melhorar a qualidade dos cursos oferecidos, mas também compreender como ocorre a interação e o processo de aprendizagem nessa modalidade de ensino.