Ressignificando processos educativos | por Stella Pedrosa

Cada vez mais falamos em redes sociais, mas raramente sobre seu significado e suas possibilidades. Uma rede social é basicamente constituída por relações entre indivíduos, cujos vínculos podem ser estabelecidos com base em diferentes fatores, entre os quais os interesses comuns. Pensando nisso, abrimos no Facebook, há cerca de um ano, o grupo Tecnologias em Educação CCEAD PUC-Rio. Nosso objetivo era congregar alunos, formadores, mediadores, orientadores, conteudistas, todos aqueles que de alguma forma estivessem incluídos no curso de especialização “Tecnologias em Educação”.
Cabe esclarecer que esse curso, oferecido em parceria com o Ministério da Educação, é dirigido a professores da rede pública com o objetivo de ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos. Também atenderíamos ao desejo de muitos de nossos alunos – professores de todos os Estados do país – que manifestavam fortemente o desejo de se comunicar com seus colegas de outros estados.
O Facebook foi escolhido pelas possibilidades de comunicação e recursos que propicia, além do fato de muitos de nós já sermos usuários.
Visávamos dar continuidade aos vínculos estabelecidos durante o curso e socializar informações relacionadas ao conteúdo abordado no curso.
Cada vez mais é possível perceber o potencial das redes sociais para a ressignificação dos processos educativos como um espaço que promove a autonomia, a comunicação, a autoria, a interatividade e a cooperação, possibilitando inúmeros aprendizados.
Logo após a formação do grupo, muitos comentários eram relacionados diretamente ao curso, à entrega dos certificados e outras questões burocráticas. Pouco a pouco se evidenciou uma dinâmica colaborativa entre todos os integrantes do grupo de tal forma que hoje, para um observador externo, certamente não será simples identificar os papéis de cada um no curso. Ou seja, os relacionamentos são cada vez mais horizontais e muitos – independentemente de seu papel no curso – contribuem na difusão de informações e para o compartilhamento de experiências.
Mais recentemente, observamos que algumas pessoas sem qualquer relação com o curso começaram a solicitar sua inclusão no grupo ou serem incluídas por integrantes antigos. Isto significa a consolidação de uma ativa comunidade de prática e a superação das expectativas iniciais. Hoje temos mais de 700 integrantes, com representantes de todos os estados brasileiros e alguns de fora do país. Cremos que é um reflexo da dinâmica, da seriedade e da relevância dos assuntos tratados no grupo. Temos aceitado os pedidos de todos aqueles que demonstrem interesse pelos temas discutidos, além disso, qualquer integrante do grupo pode adicionar pessoas com as quais mantém vínculo no Facebook.
A participação em redes sociais e comunidades de prática depende unicamente do interesse e disponibilidade de cada um, o que cria e intensifica um movimento natural de colaboração. A interatividade permite a construção do conhecimento com base na busca e no compartilhamento de informação, o que vem gerando ideias e fomentando um novo espaço de aprendizagem. Isso tem ocorrido em nosso grupo, no qual temos desde integrantes extremamente ativos a participantes eventuais, todos igualmente importantes para a dinâmica da rede.
Sabemos que uma rede social pode surgir e manter-se estável ou desfazer-se rapidamente, em função dos vínculos estabelecidos por diferentes tipos de relação e sem uma hierarquia.
Embora tenhamos ciência de que o grupo já superou as expectativas iniciais e que todos os grupos têm um ciclo espaço-temporal cuja duração não pode ser calculada, acreditamos que o grupo Tecnologias em Educação CCEAD PUC-Rio encontra-se em fase de expansão e que sua permanência em muito contribuirá para todos os seus membros. Esse é o nosso desejo!
Caso deseje conhecer este projeto, visite-nos! Se tiver interesse pelos temas em discussão, integre-se ao grupo. Esperamos você por lá!