Em 2000, ano do nascimento da Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio, o cenário digital era totalmente diferente da realidade atual: novas ferramentas eram criadas e incorporadas automaticamente aos cursos presenciais e não presenciais e qualquer nova tecnologia era recebida como uma pedra preciosa a ser lapidada para uso pedagógico.
Enquanto a CCEAD crescia, a banda larga se popularizou, substituindo as conexões discadas; as redes sociais viraram uma febre mundial e a comunicação por mensagens instantâneas e por telefonia via internet – o famoso Skype – tornaram o mundo efetivamente menor, como já havia previsto, na década de 1960, o sociólogo canadense Marshall McLuhan.
Findada a primeira década do século XXI, já não faz mais sentido insistir na tecla de que a educação a distância utiliza novas tecnologias de informação e comunicação. Essa não é mais a novidade. Sendo assim, fica no ar a pergunta: qual é a novidade agora?

Chegar mais perto

Há onze anos, quando a Coordenação Central de Educação a Distância estava nascendo, os profissionais desta área buscavam novas interfaces, menos pesadas e mais atraentes. O objetivo, então, era melhorar o espaço virtual, trabalhando novos conceitos do design gráfico, mais criativos, para tornar o ensino na modalidade a distância mais confortável. Questões de contraste, legibilidade e a própria composição do ambiente estavam mudando para melhor. A CCEAD investiu em interfaces mais interessantes e criou novos padrões para a representação das informações.
“Nosso ferramental também foi incrementado e conseguimos melhorar a interação com nossos alunos. Mas isso já é algo recorrente na educação a distância. Neste momento, estamos investindo bastante em novas formas de trazer o aluno para perto de nós, fazê-lo interagir mais e com qualidade”, explica Gilda Helena de Campos, Coordenadora Central da CCEAD.
Hoje, com o uso da web 2.0, além do design didático e do bom texto, o desafio é reduzir distâncias e manter o padrão e a qualidade das aulas, assim como em qualquer curso presencial. Para isso, é preciso alterar o modelo, mais uma vez. Um curso, especialmente na modalidade a distância, não se “faz” sozinho, não pode prescindir de uma figura fundamental: o aluno. É através da sua participação contínua, seja realizando trabalhos ou formando comunidades virtuais de aprendizagem que o processo de educação a distância se completa. A CCEAD está empenhada nisso e acredita na importância de transformar seus alunos em protagonistas: “estudantes participativos melhoram a qualidade dos cursos, é necessário incentivar a interação, assim, aproximamos todos aqueles que estão participando das aulas”, afirma Gilda.
Para estimular esta proximidade são utilizadas novas ferramentas, os conteúdos têm uma roupagem mais ágil, há mais links e mais vídeos. Além disso, há novas formas de abordagem do conteúdo.
Ao trabalhar as questões dos cursos fazendo um paralelo com a realidade dos alunos, automaticamente, a participação aumenta. Para que isto aconteça, é fundamental o trabalho do mediador e esta é uma preocupação constante da CCEAD.
“Investimos na nossa equipe porque sabemos como é importante o material humano. Uma boa mediação pode ser a chave de um curso de sucesso, pode derrubar quaisquer distâncias. Queremos que nossos alunos sintam que estamos por perto, mesmo que não seja fisicamente. Este não é apenas o elemento original da educação a distância, mas, atualmente, o seu grande desafio”, revela Gilda.

O caminho percorrido

Desde que foi fundada, a CCEAD busca superar aspectos temporais e geográficos e, assim, desenvolver práticas voltadas para a criação, perfeiçoamento e divulgação de conhecimentos.
Para alcançar este objetivo, a integração didática de diferentes recursos é privilegiada e investe-se em um universo multimidiático no qual vídeos, animações, blogs e teleconferências são amplamente utilizados. Para se ter uma ideia da magnitude deste trabalho, basta citar os milhares de alunos espalhados pelos quatro cantos do país – muitos vivendo em cidades onde não existe sequer estrada asfaltada – e que recebem educação com a mesma qualidade e excelência de todos os estudantes que frequentam, fisicamente, o campus.
“Quando começamos um trabalho, nossa perspectiva é reduzir os milhares de quilômetros que distanciam a PUC-Rio de tantos potenciais alunos”, diz Gilda Helena. Nesse novo contexto, a coordenação realiza um trabalho voltado para o desenvolvimento da cidadania, aproximando e agregando pessoas de realidades diferentes em torno de um mesmo objetivo: a aprendizagem. Desta forma, cursos que antes eram oferecidos apenas nos grandes centros urbanos se tornam acessíveis a alunos de todas as regiões do país.
Este esforço já foi reconhecido. O curso de especialização Tecnologias em Educação, realizado em parceria com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação SEED/MEC recebeu o prêmio de Referência Nacional 2007/2008 na modalidade Projeto Acadêmico e o Prêmio e-Learning Brasil na categoria Educacional em 2010/2011. Além deste, a CCEAD PUC-Rio recebeu ainda a indicação de Contribuição Marcante da edição 2008/2009 do Prêmio e-Learning Brasil, na categoria Educacional, com o curso de especialização Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, realizado em parceria com a CNBB/CEFEP. O projeto Condigital, realizado em parceria com o departamento de Química da universidade, também recebeu o prêmio e-Learning como melhor projeto acadêmico em 2010/2011.

Breve Histórico

Para comemorar sua primeira década de atividades, a CCEAD produziu um vídeo institucional que conta sua trajetória de sucesso. Esta história começou em fevereiro de 2000, quando a coordenação foi criada com intuito de viabilizar o desenvolvimento, a coordenação, o apoio e a promoção das atividades de EAD. Assim, assumiu o papel de polo agregador dos trabalhos de educação a distância da PUC-Rio. Em 2001, tornou-se uma Coordenação Central subordinada à Vice-Reitoria para assuntos acadêmicos, o que marcou efetivamente seu nascimento.

Destaca-se, dentre suas diversas realizações, a obtenção do credenciamento da PUC-Rio para o oferecimento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância nas suas áreas de competência acadêmica e o credenciamento para a oferta de cursos superiores
a distância.

A CCEAD oferece cursos de extensão, especialização, graduação, apoio ao presencial (graduação e pós-graduação), além de cursos corporativos.

Ao atuar em ensino, pesquisa e extensão, a CCEAD PUC-Rio tem como fundamento o desenvolvimento de práticas voltadas para a criação, aperfeiçoamento e divulgação de conhecimentos em EAD, seguindo os indicadores de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação, não somente com relação aos cursos, mas antes, a toda sua estruturação.

Um dos principais objetivos da CCEAD PUC-Rio é desenvolver programas, projetos e cursos, desde a fase de implantação da cultura de EAD, planejamento e desenvolvimento – o que envolve especificação de conteúdo, design didático, design de interface, programação, implementação, implantação, gestão, monitoramento – até a fase de avaliação.

Comprometida com a pesquisa sobre novos modelos pedagógicos, recursos e tecnologias para a educação a distância, a equipe da CCEAD PUC-Rio criou, em 2002, o Grupo de Pesquisa Cooperação em Educação e Avaliação a Distância em parceria com o Departamento
de Educação. “Esse grupo tem participado regularmente das atividades científicas da área de informática na educação e educação a distância”, enfatiza Gilda. Ao todo, são nove participantes, com formação multidisciplinar, que trabalham em parceria com outras universidades, além da cooperação institucional dentro da própria PUC-Rio.

Uma das grandes atividades do grupo de pesquisa é o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à educação a distância, por isso, novas experiências sempre são bem-vindas.

Pensar a educação dentro das transformações da vida contemporânea requer velocidade de ação e um constante aperfeiçoamento. Essas novas experiências são motivo de orgulho para a equipe da CCEAD que, ano a ano, vem consolidando sua dedicação à educação e à expansão da excelência da universidade aos quatro cantos do Brasil.