Desde que nossa revista foi lançada, nos preocupamos em apresentar aos leitores as práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem com enfoque no uso de tecnologias e do ambiente virtual de aprendizagem. Nesta edição, decidimos fazer uma reportagem especial com a retrospectiva destes projetos educacionais que fizeram – e ainda fazem – um enorme sucesso na universidade. Vamos relembrar, aqui, as oficinas virtuais do curso de Direito que preparam os alunos para a prova da OAB, falaremos, mais uma vez, sobre as experiências das professoras Danusa Portas, de Letras, Eunícia Fernandes, de História, e Andre Pimentel, de Química, com o ambiente virtual de aprendizagem e recordaremos o sucesso dos vídeos de matemática gravados pela professora Kity para as aulas de “Cálculo de uma variável”.
Para complementar esta retrospectiva, nossa equipe foi atrás das novidades pedagógicas realizadas ao redor do mundo, assim, teremos uma visão do que é feito aqui e do que está sendo feito em outras instituições de ensino.

Temos, ainda, uma entrevista com o professor de empreendedorismo Luis Felipe Carvalho que organizou um MOOC, curso on-line aberto e massivo, sobre criptomoedas em parceria com a Coordenação Central de Extensão e a Coordenação Central de Educação a Distância. Foi o primeiro curso deste tipo oferecido pela PUC-Rio e no bate-papo com a equipe da revista Asas, o professor falou sobre esta experiência e por que, na sua opinião, ainda é importante investir em MOOCs.

Falaremos, também, sobre o curso on-line de SMS oferecido aos calouros de engenharia. A professora Daniela Silveira Soluri, responsável pelo curso, explica a importância de discutir temas ligados à segurança, meio ambiente e saúde. De fato, o assunto é de extrema importância, já que o Brasil ocupa a infeliz posição de 4º país do mundo com mais ocorrências de acidentes de trabalho – 700 mil casos registrados em 2017.

Para finalizar, preparamos uma matéria sobre os mapas de calor, mais conhecidos pela sigla em inglês, heat maps, softwares que exibem por meio de cores as áreas mais clicadas de um site, sejam estas áreas links, imagens, textos ou mesmo áreas vazias. Estes mapas são, atualmente, os queridinhos de sites de vendas, mas podem e devem também ser usados na educação. Aqui, você entenderá como isso pode ser feito.

Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos