O MoodleMoot é uma conferência que reúne usuários, desenvolvedores e administradores do Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem aberto e gratuito de maior aceitação mundial. No Brasil, os encontros costumam acontecer no primeiro semestre do ano, em São Paulo, sendo a segunda conferência itinerante realizada no segundo semestre, em cidade escolhida pelos organizadores. Nos dias 18 e 19 de outubro, o 15º MoodleMoot Brasil foi realizado na PUC-Rio e reuniu 150 pessoas, entre elas, o próprio criador da plataforma Moodle, o australiano Martin Dougiamas.
Nesta edição, temos uma matéria especial sobre o evento, apresentando também uma entrevista especial com Martin Dougiamas, que contou o segredo por trás do sucesso do Moodle. Dougiamas falou também sobre uma parceria inusitada com uma empresa de esportes, o que irá transformar completamente a plataforma de educação a distância já em 2018.
Para comemorar o êxito do MoodleMoot na PUC-Rio, preparamos, também, uma reportagem que fala sobre o uso do Moodle fora de escolas e universidades, afinal, apesar de ter surgido no meio acadêmico e ter rapidamente se espalhado por instituições de ensino, este ambiente virtual funciona em código aberto e está, cada vez mais, atraindo a atenção de organizações empresariais.
A Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD, Gianna Roque, em sua coluna, fala da participação dela e de sua equipe também no MoodleMoot Brasil, quando apresentaram um minicurso para auxiliar professores ou usuários com permissão de edição a compreender as principais funcionalidades do ambiente.
Temos, ainda, um artigo sobre as novas teorias que afirmam que a mente humana não se reduz ao cérebro. Quer saber como isto é possível? Leia o texto e você vai descobrir que o conceito de mente foi redefinido, extrapola as fronteiras da caixa craniana e alcança os limites da ação humana através do cérebro, do corpo e do mundo.
Para finalizar, preparamos uma matéria sobre as diversas possibilidades de usar mídias digitais na educação. Entrevistamos alguns professores que entenderam que as tecnologias são aliadas e, por isso, já mudaram a forma de preparar suas aulas e de ensinar.
Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos