2017 começou com uma grande novidade na CCEAD: o curso de Introdução à Filosofia a distância, primeira disciplina totalmente a distância oferecida para os alunos de graduação da PUC-Rio, foi reformulada e as aulas introdutórias estão de “cara nova”. Os professores do Departamento de Filosofia que participaram deste trabalho contaram para a equipe da Revista Asas quais foram as principais alterações e o que os alunos irão encontrar nas novas aulas.
No Departamento de Letras também há novidades. O teste de nivelamento de línguas agora é on-line e este novo formato de avaliação traz uma série de vantagens para professores e alunos. Preparamos uma matéria para apresentar estas vantagens e também para mostrar como foi o processo de mudança, a elaboração das questões e a participação dos alunos nos primeiros testes realizados no final do ano passado.
Preparamos, também, uma matéria sobre o sistema de atendimento da CCEAD, que foi criado a partir da biblioteca ITIL, conhecido modelo organizado pelo governo do Reino Unido e que reúne um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. A implementação de serviços oferecidos a professores e alunos da PUC-Rio com base no modelo britânico mostra como as novas tecnologias são importantes na área da educação.
Nesta edição, mostraremos como o Serviço de Orientação ao Universitário do Ciclo Básico utilizou o ambiente de aprendizagem on-line para traçar um perfil dos seus alunos e como isso ajudou no desenvolvimento de aulas de Cálculo e de Química Geral. Falaremos também sobre o Projeto Copacabana, uma proposta ambiciosa de unir professores e pesquisadores de universidades da América do Sul e da Europa com o objetivo de promover ideias relacionadas às tecnologias da informação voltadas para a educação.
Por fim, nesta edição, entrevistamos a professora do Departamento de Direito, Virgínia Totti Guimarães, que falou sobre o simulado da prova da OAB, organizado pelos professores da universidade para os alunos formandos, e a oficina virtual realizada no ambiente de aprendizagem on-line, que funciona como uma ajuda adicional aos alunos que precisam realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos