A presença das tecnologias no dia a dia de todos não é nenhuma novidade. Cada vez mais, elas fazem parte da nossa rotina, mas, muitas vezes, nem percebemos. Em 2013, por exemplo, o Ginga (especificação de software que permite a interatividade em TVs) se tornou obrigatório na maioria dos modelos de televisão fabricados no Brasil e a expectativa, para os próximos anos, é a de que haja o software em todos os televisores produzidos no país. O Ginga nasceu na PUC-Rio e, nesta edição, a revista Asas conta para você esta história.

Ainda no âmbito da discussão sobre tecnologias no cotidiano, preparamos uma matéria sobre o trabalho desenvolvido pela professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro, Jéssica Zacarias de Andrade, que também é aluna de Doutorado do Departamento de Educação da PUC-Rio. Há pouco tempo ela apresentou sua dissertação de Mestrado sobre a inserção e uso das TIC nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Há também uma matéria sobre a participação da Coordenação Central de Educação a Distância no LinkedUp Challenge, uma competição internacional que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de aplicações para fins educacionais com o uso de novas tecnologias. A equipe da CCEAD irá apresentar um trabalho sobre o ‘Simplificador’, uma aplicação que facilita e auxilia leitores e aprendizes na aquisição de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem.

O uso cada vez maior do Moodle como suporte de aulas presenciais é outro tema ligado à tecnologia que será abordado nesta edição. Mostraremos como um professor de Química vem aprimorando suas aulas e ajudando seus alunos a ter um melhor desempenho graças a este software de apoio à aprendizagem.

Por fim, uma entrevista especial com o professor Marco Antonio Casanova, do Departamento de Informática da PUC-Rio e Coordenador Central de Planejamento e Avaliação Acadêmica. Neste bate-papo, o professor fala sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, enfatizando a importância que a educação mediada pelas tecnologias digitais tem hoje para a universidade e para toda a sociedade.

Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos