O filósofo Michel Serres, ao falar dos jovens, que ele carinhosamente chama de “Polegarzinha”, referindo-se à habilidade dessa geração na escrita de mensagens com o dedo polegar, nos questiona sobre a maneira como lidamos com eles nos processos de ensino e aprendizagem.
Não é de hoje que ouvimos ou lemos notícias sobre a incorporação de recursos tecnológicos na educação. Sabemos, também, que as tecnologias digitais de informação e comunicação, as TDICs, podem fortalecer, enriquecer e flexibilizar os processos educativos.
Os dispositivos móveis, tão populares entre nós, permitem que estejamos sempre conectados, nos comunicando e acessando informações que chegam a todo instante por diferentes meios. Mas utilizar essa tecnologia, ou simplesmente fazer chegar aos alunos o material didático, não garante resultados positivos na aprendizagem. É preciso adaptarmos nossas práticas às potencialidades oferecidas por essa tecnologia, criando dinâmicas inovadoras que promovam a interação social e a colaboração, ou seja, temos que associar todo esse potencial tecnológico às novas estratégias pedagógicas.
Há algum tempo, a PUC-Rio, com a preocupação de acompanhar novas tendências, vem incentivando os professores a utilizar as TDICs nas suas aulas, como meio de aprimorar suas práticas pedagógicas, além de atender a demanda dos alunos com relação à utilização das tecnologias. Com essa finalidade, algumas ações foram tomadas pela Vice-reitoria Acadêmica e pela Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD), como a integração do Sistema PUC On-line com o Ambiente de Aprendizagem On-line – o Moodle.
Hoje, todas as disciplinas existentes na Graduação e Pós-graduação da PUC-Rio estão cadastradas no ambiente Moodle e prontas para serem utilizadas, caso os professores desejem. Da mesma forma que as disciplinas, todos os professores e alunos possuem cadastro no ambiente, utilizando para acesso os mesmos dados de identificação e senha cadastrados no SAU. Com isso, alunos e professores podem usar o ambiente nas suas aulas presenciais, se beneficiando dos recursos disponíveis.
Disponibilizar materiais didáticos em forma de textos, vídeos e podcasts, valendo-se da mobilidade; solicitar, realizar e enviar tarefas; disponibilizar listas de exercício em forma de questionários; criar e participar de fóruns de discussão, favorecendo o diálogo extra classe ou elaborar trabalhos em grupo por meio de editor colaborativo de texto são algumas das diversas possibilidades que o uso do ambiente pode proporcionar.
Centenas de disciplinas, reunindo vários professores e milhares de alunos da PUC, já estão dispondo, ativamente, do ambiente Moodle nas suas aulas. Porém, para um número considerável de professores, isso ainda é uma novidade e, como tudo o que é novo, gera dúvidas sobre o seu uso e a forma de integrar, pedagogicamente, esses recursos no dia a dia das suas aulas. Pensando neles, criamos, recentemente, um curso online que se propõe a orientá-los sobre as principais funcionalidades do ambiente Moodle. Desse modo, esperamos ajudá-los a fazer uso dos recursos com o intuito de aprimorar sua prática de sala de aula.
Esse curso é livre e já está disponível para toda a comunidade PUC a partir do Ambiente de Aprendizagem On-line. Acreditamos que assim possam escolher as ferramentas pedagogicamente mais adequadas à sua disciplina e criar os seus próprios materiais didáticos, alinhados às novas demandas que se apresentam.
Não podemos nos esquecer que o nosso público, o nosso jovem, o nosso aluno, é a Polegarzinha que, como nos adverte Michel Serres, “não têm mais a mesma cabeça”, “não habita mais o mesmo espaço”, “não se comunica mais da mesma maneira”, ou seja, são os jovens que já habitam o virtual!