As salas de aulas estão repletas de alunos que fazem suas anotações em laptops, consultam a internet através de celulares e
fazem pesquisas em seus iPads.

A PUC-Rio já percebeu que não pode ignorar esta nova realidade e vem trabalhando para utilizar as tecnologias como ferramentas
didáticas para alunos matriculados em todas as faculdades.

Acompanhando as transformações do século XXI, a universidade tem como meta criar um ponto de interseção na educação, um espaço onde convivam em sintonia o ensino presencial e o ensino a distância.

Para entender melhor estas ideias, conversamos com o Vice-Reitor Acadêmico da PUC-Rio, professor José Ricardo Bergmann, que explicou o que são estes projetos.

Por que usar as tecnologias no ensino presencial?

A universidade está preocupada em aprimorar suas técnicas de ensino, além de melhorar o atendimento ao aluno. Há, atualmente, uma revolução tecnológica que não podemos ignorar. Temos que utilizar estas tecnologias de acesso à informação a nosso favor. A internet é um meio de difusão e um meio didático.

Não podemos esquecer, também, que os alunos estão acostumados com estas tecnologias, têm muita facilidade em usá-las e sabem como trabalhar usando estes recursos, afinal, elas fazem parte de suas vidas.

Nosso objetivo é usar este meio para motivar nossos alunos, transformar a internet e todas as ferramentas da educação a distância como aliados do ensino presencial, fazendo com que os estudantes acessem com mais frequência as informações de seus cursos.

Como surgiu esta ideia?

Nós vemos, claramente, a facilidade com que os alunos utilizam as ferramentas digitais, portanto, é natural que a universidade pense em utilizar a internet para disponibilizar aos alunos uma série de informações que os ajude na experiência acadêmica. Pretendemos oferecer um complemento das atividades dos cursos, algo que vá além das aulas presenciais.

Tenho certeza que os alunos vão gostar destas novas ideias, pois é uma linguagem mais adequada a esta época. Os alunos gostam do mundo virtual. Certamente, ficarão contentes em ter acesso ao conteúdo das aulas através da internet e isso servirá como estímulo, temos que usar isto como motivação ao ensino.

Quais as vantagens de introduzir tecnologias da informação ao apoio presencial?

Acreditamos que isto dará mais agilidade ao curso. Por exemplo, os professores poderão usar um vídeo, um recurso gráfico, entre outras possibilidades, para melhorar o aprendizado.

A universidade sabe que além das atividades acadêmicas, os estudantes têm interesse em realizar outras atividades como um complemento de sua formação. Muitas delas estarão disponíveis na internet.

Outra vantagem é a possibilidade dos alunos gerenciarem seu tempo de estudo, o que será de grande utilidade, afinal, todo este material ficará à disposição para ser consultado em qualquer horário e local.

Esta é uma mudança significativa. Como está sendo a recepção por parte, principalmente, dos professores?

Esta é uma mudança para alunos e professores, principalmente para professores, já que é uma novidade para nós. Existem muitos cursos já disponíveis na internet, há professores que têm o costume de colocar seu material na rede e de de conversar com os seus alunos através da internet. Eu passo bastante tempo conversando com alunos através da internet. O que a universidade pretende é continuar fazendo isso, porém, de forma mais institucional e organizada. Assim, poderemos usar as ferramentas adequadas para atender e se comunicar com os alunos de cada curso, respeitando suas peculiaridades.

Os professores estão sendo preparados para trabalhar com estas ferramentas?

Na medida em que existir uma demanda, vamos oferecer capacitação aos professores. Podemos ensiná-los a usar as plataformas existentes para que eles comecem a criar. Porém, nossa estratégia neste momento é estimular um curso a usar as ferramentas e esperamos que ele sirva de exemplo para os demais. Pretendemos que se inicie na universidade uma reflexão sobre o uso das tecnologias como apoio ao presencial.

O que já está sendo feito?

A CCEAD tem onze anos de experiência em educação a distância e o trabalho que realiza é muito bem avaliado e qualificado. Estamos trabalhando para trazer este caso de êxito para dentro da universidade, disponibilizando esta mesma experiência para nossos alunos. Pretendemos usar a CCEAD como polo de criação desse material de apoio ao presencial.

Além disso, temos um portal com várias ferramentas, isto já é uma vantagem. Não precisamos criar algo completamente novo, mas utilizar estas ferramentas que já estão disponíveis. Existem, também, experiências de sucesso que gostaríamos de expor aos nossos professores. Assim, eles poderão utilizar as ferramentas e as ideias para criar e organizar metodologias em seus cursos.

Você falou sobre experiências de sucesso. Quais são elas?

O curso de graduação em História a distância, por exemplo, que foi uma experiência extremamente positiva. Muitos discutem a eficiência e eficácia das tecnologias, mas é inegável que este curso contribuiu para a formação dos professores participantes e haverá mudanças significativas nas escolas onde eles atuam.

A utilização da internet como meio pedagógico tem um efeito multiplicador muito grande. É evidente que nos preocupamos com a qualidade dos nossos cursos, portanto, faremos a inserção das tecnologias com muito cuidado para manter a qualidade com a qual estamos habituados.

Existem cursos presenciais com aulas a distância?

Sim, mas já existem alguns cursos da universidade que são oferecidos nas modalidades presencial e a distância. São cursos básicos e obrigatórios, como Cultura Religiosa e Introdução à Filosofia, de grande demanda, com um número alto de alunos. É difícil oferecer horários flexíveis a todos, se fizéssemos isso, ocuparíamos um grande espaço da universidade, por isso, criamos a modalidade a distância. Esta experiência foi extremamente bem sucedida e os cursos são de grande qualidade e isso nos motivou a ampliar a experiência. O próximo passo é a utilização das tecnologias como complemento e apoio ao presencial. Esperamos aprender com isso, ver como os alunos reagem, ouvir suas opiniões e, assim, alargar este horizonte gradativamente.

Até onde este tipo de apoio ao presencial pode chegar?

A legislação permite que até 20% dos cursos sejam oferecidos a distância, mas nossa intenção não é chegar a este percentual. Não temos este interesse, ao contrário, queremos manter as aulas presenciais porque sabemos que elas são importantes. Na sala de aula, é possível estabelecer uma comunicação direta entre professor e aluno, mas existe uma nova possibilidade que é a extensão desta comunicação através de ferramentas digitais. Queremos utilizar as mídias que são populares entre os estudantes para estender este contato.