Após a conclusão do curso universitário, todos os bacharéis em Direito precisam ser aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para exercer a profissão. Obrigatória por lei, a prova é realizada três vezes por ano e consiste em duas avaliações, a primeira com 80 questões de múltipla escolha e a segunda, uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões.

Em 2006, o Departamento de Direito da PUC-Rio criou um simulado deste exame com o objetivo de preparar os estudantes para a primeira fase da prova, de múltipla escolha. A dificuldade dos alunos em acertar as questões do simulado fez com que, em 2012, o Departamento criasse uma oficina preparatória para o simulado. No ano seguinte, estas atividades passaram a ser obrigatórias a todos os estudantes de Direito e, em agosto de 2013, por decisão da Comissão Geral do Departamento de Direito, a oficina passou a ser virtual. Na entrevista a seguir, a professora Virgínia Totti Guimarães explica o motivo da criação do simulado e da oficina e conta o que mudou desde que estas ideias surgiram e foram implementadas.

Por que o Departamento de Direito decidiu criar um simulado da prova da Ordem dos Advogados do Brasil?
Os alunos da PUC-Rio estavam com resultados ruins na prova da OAB e isso era uma preocupação para a universidade. Quando criamos o simulado, nosso objetivo era ajudar os estudantes para que obtivessem resultados melhores. No entanto, como era uma atividade facultativa, poucos participavam e, entre os que realizavam o simulado, percebemos avaliações baixas. Decidimos, então, em 2012, oferecer uma oficina preparatória para o simulado que não teria custo algum para o aluno. Nós reservávamos sala, pagávamos os professores e muitos alunos inscritos nem sequer apareciam. Além disso, o resultado no exame da OAB continuava bastante ruim. Então, tornamos o simulado obrigatório e a partir de agosto de 2012, a conclusão da oficina passou a ser exigência para a realização do simulado, ou seja, também passou a ser obrigatória.

Qual foi a reação dos alunos quando souberam que o simulado e a oficina seriam obrigatórios?
Inicialmente, não ficaram muito satisfeitos. Era mais uma responsabilidade. Além disso, inicialmente, as oficinas eram presenciais e os alunos tinham que agendar com os professores uma hora extra, além do horário das aulas. Esta foi uma das razões para transformarmos a oficina em uma atividade virtual. Ela é obrigatória, mas o aluno pode fazer em casa, no horário que quiser.

Como funciona esta oficina virtual e qual a diferença entre a oficina e o simulado?
A oficina virtual é um teste que os alunos realizam no ambiente de aprendizagem on-line da universidade. São questões de múltipla escolha, exatamente como na primeira fase do exame da OAB e foram elaboradas pelos professores da PUC-Rio que usaram questões de provas antigas da OAB. Este teste pode ser feito em qualquer lugar com computador e acesso à internet. São três blocos de prova com dez questões de cada tema. É permitido fazer a oficina quantas vezes quiser dentro do cronograma daquele período. Já o simulado é realizado presencialmente, na universidade, e é exatamente igual ao exame da Ordem.

Por que oferecer uma oficina e também o simulado?
Quando implantamos o simulado, nosso objetivo era melhorar a nota dos alunos da PUC-Rio no exame da OAB, mas percebemos que não estávamos obtendo bons resultados porque os alunos não estavam preparados para questões de múltipla escolha. Com isso, os resultados do nosso simulado e também do exame da Ordem eram ruins. A oficina funciona como uma capacitação a mais que teve resultados muito positivos.

Como foi a mudança da oficina do ambiente presencial para o virtual?
Foi excelente. Facilitou bastante a vida dos alunos porque agora existe uma flexibilidade de horário que antes não existia. Além disso, eles têm facilidade em usar o ambiente virtual, conhecem bem este universo e estão cada vez mais acostumados a fazer cursos on-line.

Quando os alunos fazem a oficina e o simulado? Existe um período do curso específico para isso?
Sim, existe. No curso de Direito, temos uma matéria que se chama “Escritório modelo”, ou EMA. É, na verdade, nosso estágio supervisionado. Os alunos precisam fazer quatro semestres de estágio, portanto, chamamos estas disciplinas de EMA 1, 2, 3 e 4. A oficina virtual é realizada durante o primeiro semestre de estágio supervisionado, ou seja, durante o EMA 1. Os alunos matriculados nesta disciplina são automaticamente inscritos no ambiente de aprendizagem on-line e podem fazer a oficina em qualquer momento do semestre. Para se matricular no EMA 2, é preciso apresentar o certificado de conclusão da oficina. Este certificado é obtido no ambiente virtual da Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio.

O que acontece com o aluno que não faz a oficina em EMA I?
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar a inscrição na oficina em EMA II à Coordenação de Graduação, mas são casos especiais. Não podemos tornar essa prática algo comum.

Existe uma nota relacionada à oficina virtual?
Não. Nem consideramos a oficina como uma avaliação, já que não existe aprovação ou pontuação mínima. O aluno apenas precisa responder todas as questões para concluir a oficina e receber o certificado. Mas a conclusão da oficina vale horas de atividades complementares. Basta o aluno fazer a solicitação, mediante apresentação do certificado de conclusão. No simulado é diferente. O aluno recebe uma nota que integra a nota final da disciplina “Escritório Modelo” e, caso não alcance a nota mínima, é reprovado. O aluno precisa realizar dois simulados que podem ser feitos ao longo do estágio supervisionado. Isso significa que pode fazer as provas durante as disciplinas EMA 2, 3 ou 4. É importante lembrar que a regra de pontuação muda. Estudantes que realizam o simulado no oitavo período precisam atingir uma pontuação menor do que os estudantes que realizam o simulado no décimo período, afinal, o nível de conhecimento deste é maior, portanto, a cobrança também aumenta.

O resultado dos alunos que realizam o exame da OAB melhorou desde que o simulado se tornou obrigatório?
Nossos alunos obtiveram resultados muito melhores na primeira fase dos exames, que é exatamente a fase das questões de múltipla escolha. Aliás, muitos formandos pedem para ter acesso à oficina novamente para adquirir prática para a prova da OAB. Isso, para nós, é um bom sinal porque significa que a oficina é uma ajuda útil e esse é o nosso objetivo.

AS QUESTÕES DA OFICINA VIRTUAL

    • • Deontologia
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ALUNOS FALAM SOBRE A OFICINA VIRTUAL

Os comentários foram postados anonimamente no ambiente virtual, portanto, os nomes não são apresentados.

    • • Aluno 1: Achei enriquecedor o uso da plataforma virtual como substituição à oficina presencial aos sábados. Um ganho enorme.
    • • Aluno 2: Senti falta de questões de Filosofia e Direito Internacional. Seria essencial na oficina, já que este conteúdo é cobrado no simulado e também no exame da OAB.
      • • Aluno 3: Acho que o simulado é de grande ajuda para nos prepararmos para a primeira fase do exame da OAB, mas não deveria ser obrigatório em EMA 1, e sim, em um momento mais próximo à realização da prova.