PUC-Rio oferece a disciplina “Política I” na modalidade a distância
O sucesso das disciplinas a distância “O Humano e o Fenômeno Religioso” e “Introdução à Filosofia”, dos Departamentos de Teologia e Filosofia, respectivamente, serviu como estímulo para que o Departamento de Ciências Sociais seguisse o mesmo caminho, lançando no primeiro semestre de 2016 a disciplina “Política I” totalmente a distância.
Por ser uma disciplina obrigatória da grade de boa parte dos departamentos do Centro de Ciências Sociais, o curso pode beneficiar um número significativo de alunos, mas, em um primeiro momento, foi oferecido aos alunos do Departamento de Comunicação Social.
O projeto foi desenvolvido a partir do segundo semestre de 2015 e durante o primeiro semestre de 2016; os docentes que participaram do seu desenvolvimento o entenderam como um novo empreendimento, necessário e repleto de desafios estimulantes. Foi o caso das professoras Solange Luçan e Sarah da Silva Telles, mediadoras da primeira turma do curso Política I – AD. Solange também elaborou o conteúdo do curso e colaborou em sua versão para o ambiente virtual de aprendizagem em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância da universidade.
Para as duas professoras, um dos desafios do curso foi elaborá-lo de acordo com as características desta modalidade, que são diferentes em relação ao curso presencial, porém, o mais importante foi atender às exigências acadêmicas determinadas pelas instituições de ensino para seus professores, em ambas as modalidades de ensino.
No caso da PUC-Rio, os docentes precisavam ter em mente que as aulas seriam substituídas por textos produzidos pelos responsáveis pela mediação do curso e que deveriam ser lidos pelos alunos, sendo sua compreensão aferida por meio de exercícios práticos. Os textos deveriam ser claros e diretos, sendo resultado de uma seleção criteriosa dos principais comentadores dos autores a serem explorados no curso, e precisariam atender à legislação sobre direitos autorais em vigor. Já os exercícios seriam corrigidos e comentados pelo professor. Tudo isso permitiria ao aluno construir conhecimento ao longo de todo o curso. Os docentes precisavam ter em mente, também, que, por exigência do MEC, pelo menos uma prova deveria ser aplicada presencialmente, o que significou, na prática, ao menos um momento presencial no curso.
As vantagens de permitir uma aprendizagem realizada com flexibilidade em relação a locais e horários foram um fator determinante para que o curso não presencial fosse ofertado aos alunos. De fato, um dos estudantes inscritos na disciplina afirmou morar longe da faculdade e que, para cumprir uma maior quantidade de créditos, optou pela modalidade a distância e, assim, sua rotina não ficou prejudicada.
De acordo com Solange e Sarah, cursos a distância são uma tendência em todo o Brasil e a PUC-Rio não foge à regra, incentivando a disseminação da EAD. Na universidade, são consideradas as necessidades de alunos que residirem distante do campus ou que já se encontram no mercado de trabalho e têm um horário menos flexível para assistir às aulas presencialmente. Como vantagem adicional, o aproveitamento dos espaços físicos da universidade é otimizado e o alcance de oferta de cursos é ampliado.
Ainda é cedo para ter um panorama completo em relação à opinião dos alunos que participaram da primeira turma, mas alguns estudantes já se manifestaram e se mostraram satisfeitos com o resultado do curso. Para estes alunos, o programa foi cumprido de forma adequada, não houve problemas em acessar o conteúdo da disciplina utilizando dispositivos móveis, como celulares e tablets e a linguagem visual – peça-chave em aulas a distância – foi importante para a compreensão do conteúdo.
O Ambiente de Aprendizagem On-line ainda causa um pouco de estranhamento àqueles que não estão acostumados com ele e há quem o considere um sistema um pouco instável, mas, de forma geral, as ferramentas do ambiente são bastante elogiadas pelos discentes que optam pelas disciplinas totalmente a distância. Eles afirmam que as discussões realizadas nos fóruns (espaços de interação virtual) contribuem para a compreensão do conteúdo e os mecanismos de comunicação existentes facilitam a interação com o professor.
O diretor do Departamento de Ciências Sociais, professor Ricardo Ismael, afirma que toda a sua equipe ficou bastante satisfeita com a experiência e diz que as disciplinas totalmente a distância continuarão a ser ofertadas nos próximos semestres: “A parceria desenvolvida com a Coordenação Central de Educação a Distância superou as expectativas iniciais e nos motiva a tentar novos projetos comuns”.