Sempre buscando manter o foco no uso inovador de tecnologias aplicadas à educação e do ambiente virtual de aprendizagem, nesta edição a Revista Asas apresenta algumas soluções implementadas na universidade a partir de ideias inéditas de professores. Vamos mostrar, por exemplo, como o professor da Engenharia Civil, Joel Vieira, criou a Metodologia de Projetos Integrados (MPI), um projeto que integra disciplinas de áreas diferentes de conhecimento do curso de engenharia, promovendo também uma vivência profissional no ambiente acadêmico. Falaremos, também, sobre como a professora do Departamento de Engenharia Industrial e coordenadora do Lab Hands, Adriana Leiras, apostou na estratégia da gamificação com seus alunos. Ela vem aplicando técnicas e conceitos de gamificação com recursos do próprio ambiente de aprendizagem e que ajudam a cativar e motivar os alunos, fazendo com que fiquem mais envolvidos nas aulas.
Das quatro disciplinas de Cultura Religiosa (CRE), obrigatórias a todos os alunos de todas as áreas do conhecimento (O Humano e o Fenômeno Religioso; optativas de Cristianismo; Ética Cristã; e Ética Socioambiental e Direitos Humanos), apenas O Humano e o Fenômeno Religioso possuía uma versão totalmente a distância oferecida para os alunos. Abordaremos como se deu o processo de elaboração e concretização da primeira versão totalmente a distância da disciplina “Ética Cristã”, uma ideia que já vinha sendo trabalhada há algum tempo e que, finalmente, teve seu início no primeiro semestre deste ano.
A oferta de cursos de extensão a distância, sob a administração da Coordenação Central de Extensão (CCE), está sendo ampliada. Realizados no ambiente de aprendizagem, a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) apoia os professores e os alunos nas questões técnicas e, aqui, você irá conhecer um pouco sobre os cursos que estão sendo oferecidos.
Por fim, vamos falar sobre o lançamento da Rede de Apoio ao Docente (RAD), que ocorreu no IV Seminário de Práticas Inovadoras no Ensino Superior, realizado em junho desse ano. A RAD se configura como um local de troca entre os docentes e também com a universidade, permitindo um diálogo mais direto entre todos, com duas vertentes importantes: a da formação docente continuada e de apoio aos professores.
Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos