No primeiro semestre deste ano, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) realizou uma pesquisa interna, com o objetivo de obter informações sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação entre alunos e professores do SESI e SENAI-RJ. A Firjan buscava, também, conhecer as expectativas e resistências relacionadas às tecnologias e a atitude frente ao uso do computador.

Quase seis mil pessoas foram entrevistadas e os resultados mostraram que 40% dos docentes nunca cursaram, em sua formação profissional, nenhuma disciplina relacionada ao uso das TICs na educação; 36% não utilizam os laboratórios de informática em suas aulas, apesar da motivação em usar as novas tecnologias e do reconhecimento da sua importância no ambiente escolar. A pesquisa revelou, ainda, que 93% dos docentes que trabalham na instituição gostariam de possuir uma formação em tecnologias educacionais. Esse último número fez soar um alarme na direção da Firjan.

Já existia, desde 2010, o Programa Conectividade, criado para favorecer a incorporação de novas tecnologias ao processo educacional, viabilizando conectividade a professores e equipe técnico-pedagógica e alunos do SESI e SENAI, mas ainda faltava formação profissional, conforme a pesquisa indicou. Por isso, a Firjan estabeleceu uma parceria com a CCEAD PUC-Rio para oferecer, como parte desse Programa, uma especialização em Tecnologias em Educação aos Interlocutores de Tecnologias Educacionais das escolas SESI e SENAI.

Os interlocutores são profissionais que fazem a ligação entre as escolas e as gerências de Educação Básica e Profissional, a Diretoria de Educação e a Assessoria de Tecnologias da Firjan. Eles são responsáveis por, entre outras coisas, disseminar as novas tecnologias nas escolas, dinamizar as formações continuadas, acompanhar e colaborar com o uso de novas tecnologias em situações pedagógicas e estabelecer ações para a melhoria contínua do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados.

O curso está em sintonia com as metas e objetivos estabelecidos pela Firjan. De acordo com a Diretoria de Educação do Sistema Firjan, a Federação vem traçando um percurso marcado por ações ousadas, inclusive no que se refere ao uso de tecnologias na educação. Não age simplesmente seguindo modismos, mas sim pensando no futuro, tentando visualizar o papel da escola, do professor, do ensino e da aprendizagem no mundo atual. É por isso que suas ações, voltadas para o uso de tecnologias na educação, vêm tomando um espaço grandioso e privilegiado. São medidas que evidenciam nossa busca constante por uma educação de qualidade.

De acordo com as propostas apresentadas no Programa Conectividade, o investimento na formação dos Representantes de Tecnologias Educacionais significa investir nos professores e, consequentemente, nos alunos, estes extremamente receptivos ao uso de tecnologias, especialmente crianças, jovens e adolescentes.

De acordo com informações recolhidas pela Firjan, os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apesar de possuírem limitações, mostram-se igualmente interessados nas inovações tecnológicas.

Outro público que merece atenção são os responsáveis pelos alunos. Muitas vezes, eles chegam a exigir o uso de tecnologia no processo educacional de seus filhos, pois estão certos de que, assim, o preparo para o mundo de trabalho será melhor.

A finalidade da educação é contribuir para o crescimento não apenas profissional, mas também humano, e isso pode ser potencializado através das tecnologias, se bem escolhidas e bem aplicadas pelos educadores. Daí o esforço em estruturar, integrar e aplicar produtos e serviços baseados em tecnologias educacionais aos profissionais das escolas SESI e SENAI e, por esta razão, a parceria entre a Firjan e a CCEAD tem todos os requisitos para ser um enorme sucesso.