Em 2006, a CCEAD iniciou um curso de especialização a distância que iria mudar a realidade de milhares de educadores da rede pública de ensino do país. Com o nome Tecnologias em Educação, o curso prepara professores em exercício pleno de suas funções em escolas estaduais e municipais do ensino fundamental e médio para atuar como formadores e multiplicadores em tecnologias aplicadas à educação.
O curso pretende, também, promover a formação continuada dos docentes no uso das tecnologias de informação e comunicação, colaborando, desta forma, para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Depois de duas edições bem sucedidas e mais de cinco mil profissionais formados, é fácil encontrar projetos que se destacam pela
qualidade e originalidade. E ao encontrá-los, descobrimos um lado do Brasil que poucos conhecem.
Patativa em Rede, a caminho do centenário é um projeto da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Isabel, no município de Assaré, no Ceará, e que aproveita a cultura popular local para estimular o aprendizado entre os jovens.
O município de Assaré fica no sul do Ceará e faz parte do sertão do Cariri. Uma marca da região é a forte presença da cultura popular tradicional, com seus violeiros, poetas, repentistas e a célebre literatura de cordel.
Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, foi um famoso poeta, compositor e cantor que através de sua arte denunciava as injustiças sociais e chamava a atenção para os contrastes do sertão nordestino. Teve inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em jornais e revistas e virou até caso de estudo em universidades estrangeiras, entre elas, Sorbonne, na França. Porém, muitos jovens da sua terra natal pouco ou nada sabem a seu respeito.
A ideia de recuperar a história do poeta consagrado de Assaré e usar sua arte para ensinar e educar fez tanto sucesso que
o projeto ganhou prêmios e se tornou o trabalho de conclusão de curso do professor Teodomiro Carneiro Alencar. “Trabalhamos o Patativa cidadão e o Patativa poeta de maneira dinâmica, utilizando as tecnologias e os diferentes meios de difusão. Exploramos temas que fazem parte da realidade dos nossos alunos e com isso eles puderam conhecer de fato este mestre da nossa cultura”, explica Teodomiro.
O projeto, que nasceu justamente no ano em que Patativa completaria cem anos, se destacou por unir o tradicional e o moderno de forma atraente e criativa. O resgate do patrimônio cultural de Assaré aconteceu através da utilização das novas tecnologias e como resultado, a literatura de cordel exibida nas feiras do interior do Brasil e os recitais de poesia típicos das praças das pequenas cidades acabaram invadindo a internet.
Um funk interrompe a aula de certo professor. É o celular de uma aluna sentada na primeira fila da sala. Ela desliga o aparelho, porém, ele volta a tocar outras duas ou três vezes. Irritado, o professor lança o celular contra o chão. A cena foi registrada por outro aluno e divulgada na internet e, até hoje, provoca debates calorosos sobre o uso de celulares em sala de aula e a atitude de professores diante desta situação.
Joseane Viana do Vale, formada em geografia pela Universidade Estadual do Piauí e Coordenadora Pedagógica da escola estadual Professor Carlo Casadio, em Boa Vista, Roraima, percebeu que o telefone móvel pode ser um aliado do ensino, não um inimigo. Ela escreveu um trabalho sobre o uso do celular como ferramenta de aprendizagem no ambiente escolar, lembrando que os aparelhos atuais têm acesso à internet e podem ser usados como máquinas fotográficas digitais, gravadores de voz, filmadoras, MP3 etc. “Diante de tantos atrativos, o celular passou a ser o principal motivo de distração dos alunos em sala de aula e a maioria dos professores o vê como um vilão que tira a concentração. No entanto, ele pode contribuir no processo de aprendizagem, justamente por possuir uma série de recursos. O que causa a distração nos alunos é o desinteresse pela aula e não a existência de um telefone
celular”, dispara Joseane.
Em sua pesquisa, a Coordenadora Pedagógica aponta inúmeras utilidades para o celular em sala de aula. Ela afirma que pode ser útil em pesquisas, para gravar trechos de explicações do professor e até para compartilhar informações com a turma, por meio de redes sociais como o Twitter e blogs ou torpedos.
Joseane apresenta sugestões de atividades em diversas disciplinas. Nas aulas de geografia, a máquina de fotografar do celular pode ser usada para registrar o trajeto da casa até a escola e a partir daí, trabalha-se as paisagens geográficas. Para as classes de português, o envio de mensagens pode ser uma boa alternativa para exercitar tipos de linguagem e a grafia das palavras. É possível até realizar um debate em cima da questão do uso da norma culta da língua. A calculadora do celular é uma excelente ferramenta para as aulas de matemática. Enfim, as possibilidades são muitas, basta usar a imaginação.
Assim como Teodomiro e Joseane, inúmeros outros educadores descobriram novas formas de explorar as tecnologias na educação. Trabalhando temas como inclusão social, utilização de web 2.0, práticas inovadoras, capacitação de professores, uso de ambientes virtuais etc., estes milhares de profissionais ocuparam a posição do aluno para, em seguida, voltar à posição de mestre com mais motivação, mais experiência e mais vontade de fazer com que o Brasil, apesar das suas inúmeras caras, possa exibir um único e bem qualificado sistema de ensino.
Quando Patativa e Luiz se conheceram Foi ai que eles logo perceberam Cada um tinha o seu dom Patativa poeta e Luiz cantor E tudo isso era muito bom. Patativa assim começou Patativa recitando Luiz com sua voz Patativa com a poesia Luiz fez muito sucesso Patativa é um poeta Luiz era o rei do baião Lhe digo que nessa serra Luiz tocava tão bem Patativa do Assaré A carreira de Luiz |
Na vida do poeta do sertão Tudo era um pretexto Pra se fazer um texto No qual ele contava Tudo aquilo que gostava Daqui do nosso sertão. Luiz Gonzaga por onde passava Patativa era um poeta Patativa e seu Luiz Cantaram juntos a Asa Branca Com a morte de Luiz Patativa ficou sozinho Patativa não entristeceu Com Patativa muito doente Quando ele faleceu Nosso poeta adorado Tudo isso se transformou |