Grandes universidades oferecem gratuitamente cursos a distância

Estudar em Princeton, Harvard ou MIT já não é mais luxo de quem tem uma conta bancária recheada. Qualquer brasileiro com um nível de inglês avançado já pode entrar em salas de aula das grandes universidades internacionais. E nem é preciso se preocupar em fazer as malas. As salas de aula são virtuais, o que torna os cursos oferecidos por essas instituições ainda mais acessíveis. Dois sites que disponibilizam esses cursos no Brasil são o Coursera (www.coursera.org) e o EDX (www.edx.org).

Participação em Congressos

A Coordenadora de Materiais Didáticos da CCEAD, Stella Pedrosa, esteve no Maranhão em setembro para participar do 18º Congresso de Educação a Distância, promovido pela ABED. Na ocasião, ela apresentou o trabalho Reflexões sobre a Teoria e Prática na Mediação Pedagógica. Em novembro, a Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD, Gianna Roque, participou do 18º Workshop de Informática na Escola, apresentando o trabalho Mediação Pedagógica: um Estudo a partir da Percepção de Professores em Formação Continuada. O WIE é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola.

Doutorado em Avaliação da Qualidade

Em agosto deste ano, a Coordenadora da Área de Avaliação e Acompanhamento da CCEAD, Gianna Oliveira Roque, defendeu, na COPPE/UFRJ, sua tese de dourado em Engenharia de Produção, intitulada Uma Proposta de Avaliação da Qualidade da Educação Superior a Distância. Gianna utilizou como estudo de caso o curso de licenciatura a distância de História da PUC-Rio, finalizado em 2011. Em seu trabalho, ela propõe indicadores de qualidade para o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos nesta modalidade.

Grupo de Pesquisa participa de Colóquio

Integrantes do Grupo de Pesquisa da CCEAD participaram do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, realizado na UNIRIO, nos dias 13 e 14 de setembro. O objetivo do Colóquio é promover a discussão de grupos de pesquisa brasileiros que tenham investigações desenvolvidas nos últimos cinco anos voltadas à reflexão sobre o processo de produção de conhecimento dentro dos Programas de Pós-Graduação. Discutiu-se a produção e recepção de mídias em eventos comunicativos de forma geral, com uma ou mais mídias, independentemente do público ou do contexto educacional.