Do dia 23 a 26 de setembro de 2012, em São Luís, Maranhão, ocorreu o 18º Congresso Internacional de Educação a Distância, evento organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, a ABED. O evento foi realizado no Centro Educacional Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão.

Nesta edição estiveram presentes educadores de diferentes Estados do Brasil e, ainda, de países como Argentina, Equador, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China.

Realizado anualmente, o Congresso da ABED, como é mais conhecido, propõe-se ao debate e à reflexão sobre as possibilidades de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no planejamento e desenvolvimento da educação, sobretudo na educação a distância.

A oportunidade de participar de um evento permite o contato com experiências originais que contribuem para a renovação de ideias e formas de atuação, avaliação dos caminhos que estão sendo trilhados, sempre buscando aprimorar os trabalhos desenvolvidos.

Entre as muitas apresentações, destaco as duas da primeira Sessão Plenária, que proporcionaram o debate de questões muito interessantes: a primeira, Teorias da EaD – Motivando os Estudantes a Aprender, por Ormond Simpson, da University of London e da Open University, discutiu a necessidade de se repensar as teorias de aprendizagem face aos avanços das TICs, em especial no que se refere à educação a distância. A segunda, M-Learning – Utilização das Tecnologias Emergentes na EAD para Aumentar o Acesso à Educação, por Mohamed Ally, da Athabasca University, destacou a relevância de estudos relacionados ao m-learning e suas possibilidades para a democratização da educação.

Além disso, o evento representou a possibilidade de divulgação dos próprios trabalhos e resultados de pesquisas em que estamos envolvidos. A CCEAD/PUC-Rio marcou presença no Congresso apresentando o trabalho Reflexões sobre a Teoria e a Prática na Mediação Pedagógica, escrito por Gianna Roque, Gilda Campos e por mim, Stella Pedrosa.

Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre o conceito, a relevância e a prática da mediação pedagógica nos cursos a distância, descrevemos e apresentamos resultados iniciais da pesquisa Qualidade em Educação a Distância, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cooperação e Avaliação em Educação a Distância, coordenado pela Profª. Gilda Helena Bernardino de Campos, junto a 2.117 alunos-respondentes do curso de especialização Tecnologias em Educação, oferecido pela CCEAD em parceria com o Ministério da Educação.

A participação de integrantes da CCEAD em atividades científicas nas áreas relacionadas a sua atuação contribui expressivamente para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pela equipe e é uma prática incentivada, que ocorre regularmente em eventos significativos das áreas da Educação e da Informática e, mais especificamente, da educação a distância.