Qualidade, Saúde, Meio-Ambiente, Segurança
Segunda turma entusiasma setor marítimo

O sucesso da primeira e inédita pós-graduação a distância em QSMS voltada para oficiais mercantes e profissionais que atuam no transporte marítimo gerou resultados imediatos: 122 pedidos de reserva de vaga para uma nova turma. A grande procura pela especialização levou a Universidade Corporativa do Mar (UCM), braço acadêmico da Fundação Homem do Mar (FHM), vinculada ao Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), a organizar uma nova turma, que deverá começar o curso ainda em 2012. Foram disponibilizadas 40 vagas, número máximo adequado para que se mantenha a proficiência técnica dos docentes e o aproveitamento pleno dos alunos.
Mas este já é o segundo capítulo de uma história que começou em outubro de 2011, quando a UCM assinou convênio com a PUC-Rio para a realização da especialização em “Sistema de Gestão de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança”, voltada para a classe de profissionais marítimos.
Já existia a necessidade de oferecer aprimoramento técnico de alto nível a esses profissionais, e a possibilidade de ofertá-lo a distância foi ideal, pois era a única forma de não conflitar com as distâncias geográficas e o calendário diferenciado desses alunos.
O conteúdo pedagógico do curso foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, sob coordenação de Eugenio Kahn Epprecht e Thais Helena de Lima Nunes, e a plataforma operacional é de responsabilidade da Coordenação Central de Educação a Distância desta universidade, responsável também pelo design didático e mediação. Os coordenadores da CCEAD são Sergio Botelho do Amaral e Renato Araujo.
Durante a cerimônia de assinatura do convênio, a excelência da PUC-Rio foi diversas vezes lembrada e a parceria foi motivo de orgulho e contentamento para os marítimos, como destacou José Válido, Presidente do Conselho Curador da FHM e Segundo Presidente do Sindmar, em entrevista publicada no site do sindicato: “muitas empresas criam universidades corporativas para qualificar seus empregados, mas os certificados são válidos apenas internamente. Também é comum haver convênios entre empresas e universidades. Nosso diferencial está no objeto da parceria e no fato de que este diploma terá validade no mundo acadêmico e com a chancela da PUC-Rio”.
As aulas começaram em outubro de 2011 com previsão de duração de 15 meses, com 360 horas/aula, distribuídas em quinze disciplinas.

Gestão cada dia mais requisitada

A gestão de Qualidade e de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) tornou-se obrigatória para a prestação de serviços em diferentes segmentos socioeconômicos. Além do atendimento às exigências das normas de certificação em vigor, o domínio dessa modalidade de gestão é requisitado, atualmente, na maior parte dos editais de concorrências e licitações de organizações públicas e privadas.
A grade do curso oferecido pela CCEAD PUC-Rio em parceria com a UCM aborda aspectos bastante específicos de ambas as atividades, que estão mesclados a outros temas de abrangência universal.
“Com esta especialização, a UCM pretende mostrar aos alunos a importância da gestão em QSMS, capacitá-los nas rotinas previstas em diversos sistemas existentes e, ainda, para que possam elaborar e executar sistemas de Gestão de QSMS”, explicou o Comandante Jones Alexandre Barros Soares, Capitão de Longo Curso e Professor encarregado de Gestão em Comércio Marítimo da UCM. “A partir deste primeiro curso a distância da UCM, quebrou-se o paradigma que os trabalhadores do mar, pela especificidade da profissão, não poderiam realizar aperfeiçoamento profissional nestes moldes, com extensa duração e alta qualidade”, completou o Comandante Jones.

A mediadora do curso de Especialização em QSMS, Professora Lucimeri Ricas Dias, deu uma entrevista para a revista Unificar, do Sindmar, que reproduzimos a seguir.
Educação a distância sob a ótica de quem faz

A Professora Lucimeri Ricas Dias, da PUC-Rio, possui experiência de três anos como mediadora e orientadora acadêmica na modalidade a distância. Responsável pela mediação pedagógica no Curso de Especialização em QSMS ofertado pela UCM, ela aborda, nesta entrevista, alguns dos principais aspectos da EAD, modalidade que se torna cada vez mais importante para o aprimoramento técnico e profissional dos cidadãos brasileiros.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Pesquisa: Ciência, Tecnologia e Sociedade, a Professora Lucimeri descreve a Educação a Distância como uma nova forma de olhar a sociedade e suas demandas.
Quais as principais diferenças entre dar aulas presenciais e a distância?
Sob a ótica do aluno, existem as vantagens para quem não possui disponibilidade em deslocar-se até um campus universitário. Para o professor não é diferente. Lecionar na modalidade a distância permite uma flexibilidade de horários, raramente encontrada na modalidade presencial. Acredito que há maior valorização e aproveitamento do tempo para ambos. Isso também favorece o planejamento prévio, a pesquisa diante de dúvidas, a seleção cuidadosa de materiais, o atendimento personalizado e a exploração de diversos recursos multimídias, como imagens, livros digitais, vídeos, documentários, artigos, entre outros, que estão integrados em um único suporte – um computador conectado ao ambiente virtual de aprendizagem. Com isso, a EAD tornou-se um novo estilo de aprender, apoiado por uma modalidade comunicacional que requer interatividade: participação, cooperação, bidirecionalidade, multiplicidade de conexões e integração entre todos os envolvidos em um curso – aluno, turma, professor, equipe pedagógica, suporte, design pedagógico. As ferramentas de comunicação via web e o ambiente virtual de aprendizagem permitem que as dúvidas sejam respondidas e armazenadas num repositório, que poderá ser consultado a qualquer momento. A EAD também permite atender a um público muito maior e diversificado que os cursos presenciais. Outro diferencial é a disponibilidade dos materiais didáticos, que podem ser sempre consultados. Não há uma “aula” do professor e sim uma “mediação” pedagógica que estimula a maior interação do aluno com os materiais de estudo e com a turma. O apoio do “professor mediador” é essencial em todas as esferas do processo educacional em que atua, pois ele assume um papel de intermedirário do suporte tecnológico aos alunos, além de facilitar a comunicação/discussão, estimular a interação e a resolução de problemas, esclarecer dúvidas e promover a construção de conhecimento coletivo.
O docente da EAD possui técnicas específicas para motivar seus alunos?
O professor precisa mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, ser qualificado e atualizado (novas competências) para mediar a interação do grupo e a construção da aprendizagem de forma coletiva, favorecendo a troca permanente de informações. Outro aspecto importante é o feedback constante. Os alunos desejam ser orientados prontamente, de maneira individualizada, sem a impressão de estarem recebendo respostas estanques. O professor também deve incentivar os alunos a explorarem o material e a bibliografia complementar, identificando as suas dificuldades e auxiliando-os na superação das mesmas. Durante os fóruns e as atividades, o professor deve oferecer oportunidades para o desenvolvimento da autonomia do aluno, valorizar suas contribuições, ajudando-o a tomar conhecimento de suas falhas e orientando-o para uma produção acadêmica relevante. Cabe ao professor, juntamente com a equipe pedagógica que torna viável a realização e o andamento do curso, buscar estratégias para ministrar o conteúdo da melhor forma, percebendo que estamos diante de um novo paradigma que une a sala de aula às tecnologias, e mostrando a sua aplicabilidade e seu papel na área educacional.
Que características o aluno precisa aprimorar para melhor aproveitamento do curso?
A curiosidade e o desejo do aluno de investir na autoaprendizagem facilitam o processo e estimulam a dedicação do professor. Ambos tornam-se parceiros de caminhada durante o curso. O aluno deve estar aberto para se dedicar ao curso sem a ideia de que irá apenas “cumprir” o que se pede para obter o diploma. Deve gerenciar seu tempo, sua organização pessoal e possuir um senso de responsabilidade individual e coletivo.
Este Curso em QSMS envolve conteúdos direcionados ou específicos? Quais?
Esse curso objetiva preparar e formar um público específico: oficiais da Marinha Mercante em nível de pós-graduação Lato Sensu, à semelhança dos cursos de MBA. O curso possui um processo de criação e uma seleção de disciplinas e materiais que buscam conhecer ao máximo o ambiente e o perfil desses alunos para, assim, fazer com que os objetivos traçados sejam atingidos.
Como a EAD beneficia a sociedade atual?
As tecnologias da informação e comunicação estão levando a sala de aula para fora dos muros escolares, formando alunos, atualizando professores, expandindo a interação. Na EAD, tais tecnologias atuam vencendo distâncias a partir de estratégias pedagógicas eficientes. A EAD permite a agilização dos acessos aos conteúdos e maior interação entre os grupos, alcança públicos que eram excluídos – seja geograficamente ou por dificuldade de conciliar os estudos às atividades cotidianas. Antes, era comum ouvir que uma pessoa tinha que optar entre trabalhar ou estudar. Agora, o aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação e faz com que o processo de aprendizagem seja desenvolvido no mesmo ambiente em que trabalha ou vive. Outro aspecto importante é a necessidade de profissionais qualificados, especializados e com um nível acadêmico maior diante do crescimento econômico do país. No Brasil, a educação continuada vem ganhando força com os cursos em EAD, modalidade que garante a combinação direta entre teoria e prática ligada à experiência e à atividade profissional que o aluno deseja aperfeiçoar.
Ainda há resistências a serem superadas em relação à EAD? Quais?
Sim. Percebo que o aluno, inicialmente, carrega a ideia de que o processo de ensino e aprendizagem limita-se à transferência de conteúdos e ao cumprimento de avaliações. Depois, acaba percebendo que o ambiente virtual de aprendizagem proporciona um acompanhamento e uma dinâmica bem distinta do modelo presencial. Nele, se valoriza a interação, a conectividade e o compartilhamento de saberes, exigindo do aluno autodisciplina e integração bem maiores com o grupo. Outro aspecto a ser superado é a ideia de que os cursos a distância não são valorizados no ambiente profissional. Esse quadro vem sendo mudado à medida que instituições como a UCM, através da parceria institucional entre o SINDMAR e a PUC-Rio, investem nessa modalidade de ensino buscando garantir qualidade à formação.