Neste ano, o número de alunos da PUC-Rio que optou por fazer alguma disciplina do curso presencial na modalidade a distância aumentou. Esse crescimento é um reflexo das novas demandas à sociedade do conhecimento e do esforço com que nós, da CCEAD, trabalhamos. É também motivo de orgulho, que estimula a nos empenharmos, cada vez mais, para oferecer serviços e produtos de alta qualidade.
Com o intuito de mostrar o sucesso alcançado em 2012 pelos cursos e disciplinas, preparamos, nesta edição, uma matéria sobre a implantação do Programa de Desenvolvimento Curricular do curso de graduação de Relações Internacionais e a relação deste programa com a educação a distância.
Há, também, uma entrevista com três professoras que fazem parte do setor de Cultura Religiosa, vinculado ao Departamento de Teologia, e lecionam na disciplina a distância O Humano e o Fenômeno Religioso. Elas contam como surgiu a ideia de oferecer aulas virtuais aos alunos da PUC-Rio e revelam o que as surpreendeu ao embarcar neste projeto.
Temos, ainda, uma matéria sobre o Projeto Horizón IB, cujo objetivo principal é apontar as principais tendências para a Educação Superior na ÍberoAmérica.
Ainda nesta edição você vai saber mais sobre os investimentos da Firjan para melhorar os cursos oferecidos no Rio de Janeiro, e descobrir o que são os Recursos Educacionais Abertos e sua importância para a educação.Por fim, conhecerá um pouco mais sobre acessibilidade na Educação a Distância.
Boa leitura!
Gilda Helena Bernardino de Campos